Posso antecipar a parcela da minha dívida? Entenda como funciona Antecipação de parcelas pode ser uma boa opção para quitar dívidas mais rapidamente - Shutterstock

Se você está, ou já esteve no vermelho alguma vez, sabe bem que perder o controle das despesas não é nada fácil, né? Estar afundado em contas pode gerar muita ansiedade, mas a possibilidade de antecipar a parcela da dívida pode ser uma saída para contornar essa situação. 

A antecipação de parcelas é uma estratégia financeira que pode ser benéfica para quem tomou crédito e deseja quitar a dívida mais rapidamente. Ela serve para diversos casos e pode ser feita no valor total da dívida ou no adiantamento de algumas parcelas. 

Benefícios de antecipar parcela da dívida

A antecipação de parcelas pode ser utilizada para pagar desde dívidas do cartão de crédito, até dívidas de financiamentos ou empréstimos. Além de ajudar a trazer mais tranquilidade, reduzindo o estresse associados ao acúmulo de despesas pendentes, a antecipação de parcelas pode garantir algumas vantagens. 

A principal delas é a redução dos juros que incidem sobre o valor da dívida. Isso significa que, ao antecipar as parcelas, o consumidor pode pagar menos juros e economizar dinheiro no longo prazo. Em alguns casos, também é possível negociar com o fornecedor as condições da antecipação, garantindo descontos especiais para o pagamento das parcelas. 

Cuidados necessários 

Apesar das vantagens em antecipar a parcela da dívida, é preciso estar atento às condições ofertadas pela instituição financeira a qual você fez o acordo. Portanto, o recomendado antes de optar pela antecipação, é ler atentamente o contrato e tirar todas as suas dúvidas. Se a antecipação for vantajosa, é importante avaliar a capacidade financeira para realizar os pagamentos antecipados. 

Além disso, é fundamental se organizar financeiramente para garantir que a antecipação realmente valha a pena e não comprometa o orçamento. Para isso, é necessário fazer um planejamento financeiro, verificar a disponibilidade de recursos, priorizar as dívidas com juros mais altos e evitar fazer novas dívidas.


Raquel Barreto

Raquel Barreto é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Além de investimentos e finanças, também escreve sobre saúde, beleza,...