Não consegue economizar? 4 erros que você pode estar cometendo Veja hábitos financeiros ruins que você pode estar cometendo - Shutterstock

Muitas pessoas sentem que passam o mês economizando para, no final, não sobrar dinheiro algum e, em vários casos, não sabem o que fizeram de errado. Porém, muitas vezes, o problema não está nas grandes compras ou em erros óbvios, e sim em hábitos financeiros ruins que parecem inofensivos.

Parar com esses hábitos é extremamente importante para conseguir juntar dinheiro para alcançar seus principais sonhos e desejos. Mas, afinal, quais são essas ações que podem ser um problema?

Veja 4 hábitos financeiros ruins para evitar a seguir:

Tentar manter um padrão de vida acima do que você consegue no momento

Esse comportamento é um dos principais problemas de muitos brasileiros. Eles saem gastando sem planejamento e de forma que não é compatível com seu orçamento no momento. Para evitar isso, anote todos os seus gastos e ganhos por um mês e veja se está fazendo sentido.

Ter pequenos gastos sem controle

Todo mundo pensa bastante antes de tentar comprar um carro ou casa, mas muitos acabam não se atentando às pequenas compras do dia a dia que, no final do mês, se acumulam. Pode parecer besteira, mas aquela pizza no final de semana ou aquela compra de um docinho depois do almoço podem acabar gerando grandes gastos quando juntos.

Isso não quer dizer necessariamente que você não possa ter esse tipo de gastos, mas sim que precisa considerá-los no seu orçamento para que não saiam de controle.

Sair para supermercado ou para comer quando está com muita fome

Várias pesquisas já mostraram que ir ao mercado ou sair para comer quando está com fome faz você gastar mais dinheiro com comida. Por isso, tente ir ao supermercado em momentos em que não está com fome e sair para comer ou pedir delivery antes da fome apertar.

Desperdiçar energia elétrica

Em quase todas as casas, a energia elétrica é um dos maiores gastos, ainda mais no verão, quando o ar-condicionado e o ventilador são mais usados. Por isso, é preciso atenção para não gastar mais do que o necessário com isso.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...