![Juros altos: como cuidar das finanças no cenário atual](https://investimentobom.ig.com.br/wp-content/uploads/2025/02/juros-altos.webp)
Em tempos de juros altos, muitas pessoas ficam receosas e sem saber como agir com o seu dinheiro. Afinal, em um momento como esse, o melhor é deixar o dinheiro rendendo ou usá-lo para pagar dívidas e não acabar se endividando mais, por exemplo?
Como na maioria das questões ligadas a finanças, isso vai depender da sua situação e das suas necessidades no momento. Contudo, algumas dicas gerais podem ajudar a grande maioria das pessoas a entender o que fazer com o seu dinheiro em um momento de juros altos.
Veja a seguir como cuidar das finanças em período de juros altos dependendo da sua situação:
Para pessoas endividadas
Para quem está endividado, os juros altos podem piorar a situação ainda mais. Isso porque, ao tentar negociá-las, seu valor pode ficar bem mais alto e afetar sua saúde financeira a longo prazo. Assim, é preciso analisar o seu orçamento e procurar por uma negociação que caiba no seu bolso.
Além disso, é possível usar algumas técnicas para diminuir as dívidas nesse momento. Uma opção que, em alguns casos, pode funcionar é trocas uma dívida mais cara por outra menor. É o caso, por exemplo, de pegar um empréstimo pessoal com juros menores para pagar uma dívida no cartão de crédito com juros enormes.
Isso sem contar que, nesse momento, o melhor é fechar o bolso o máximo possível para coisas supérfluas, conseguindo assim juntar mais dinheiro para pagar as dívidas.
Para pessoas não endividadas
Para quem não tem dívidas, a situação é um pouco mais tranquila. Porém, se você, apesar de não estar endividado, está precisando de um dinheiro a mais e vai ter que fazer um empréstimo, a dica é buscar por aqueles com juros menores.
Uma opção, nesse sentido, são os empréstimos que têm algum tipo de garantia, como um imóvel ou outro bem, pois seus juros costumam não ser tão grandes. Ademais, servidores públicos, aposentados ou pensionistas têm acesso a linhas de crédito com juros menores por meio do crédito consignado.
Para quem está com um dinheirinho sobrando
Por fim, para quem tem algum dinheiro sobrando, alguns investimentos podem ser uma boa ideia nesse momento. É o caso dos de renda fixa, já que o aumento dos juros impacta positivamente neles. Assim, opções como o Tesouro Direto, CDBs e LCIs trazem maior retorno com os juros altos.
Todavia, vale lembrar que sempre, antes de investir qualquer dinheiro, você deve conhecer o seu perfil de investidor e considerar seu nível de tolerância ao risco.