
Conseguir um cartão de crédito atualmente deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade. E não apenas pelos benefícios, mas pelas facilidades que essa forma de pagamento oferece, especialmente nos parcelamentos. No entanto, muitas pessoas enfrentam pedidos negados.
Segundo um levantamento da Quaest, apenas 40% da baixa renda tem cartão de crédito, enquanto 58% da classe média possui esse formato. O total aumenta na classe alta, com 73% da faixa tendo um cartão.
No entanto, com os comportamentos certos, mesmo pessoas de baixa renda podem conseguir um cartão de crédito. Veja como:
1. Quite suas dívidas
O primeiro passo para ter seu próprio cartão é quitar todas as dívidas que estiverem pendentes. É muito difícil um banco aprovar a solicitação ou oferecer um bom limite para quem tem o nome sujo.
E como 25% das pessoas de baixa renda possuem algum tipo de dívida, fica mais difícil conseguir acesso a esse produto. Por isso, comece negociando eventuais atrasos, para melhorar seu score e aumentar as chances da aprovação.
2. Seja um bom pagador
As instituições financeiras valorizam um bom pagador. Para conseguir um cartão de crédito, é fundamental exercer essa característica. Mantenha suas contas em dia, e, se possível, pague antes da data de vencimento. E isso não apenas para compras, mas coisas como luz, água e internet. Pode não parecer, mas cumprir com suas obrigações ajuda, e muito, na análise de crédito.
3. Concentre suas finanças em um banco só
Uma dica de ouro para conseguir cartão de crédito é concentrar suas finanças em um banco só. Isso porque a instituição terá acesso às suas movimentações, ajudando a entender sua realidade financeira e facilitando a aprovação de um bom limite. Além disso, se você priorizar um banco, terá mais chances de aproveitar as soluções que ele oferece.
4. Mantenha seus dados atualizados
Por último, mas não menos importante, mantenha seus dados sempre atualizados. No banco que deseja ter o cartão, procure sempre informar os ganhos mais recentes, atualize seu endereço e dados pessoais, informe seu CPF nas compras. Isso mostra que você é um comprador ativo, e auxilia nas análises periódicas de perfil.
Como dica bônus, lembre-se: não desanime na primeira recusa. Continue sendo um bom pagador, quite as dívidas e tenha um cadastro ativo para aumentar suas chances de conseguir um cartão de crédito!