Veja como fazer promoção no seu negócio e faturar ainda mais! Veja como fazer promoção no seu negócio e faturar ainda mais! - Foto: Reprodução/Freepik

Muitos empreendedores podem ter dúvidas sobre como fazer promoção. Afinal, reduzir os preços parece ser uma estratégia que faz perder faturamento. No entanto, é justamente o contrário! Uma boa oferta atrai clientes, aumenta o ticket médio e pode impulsionar a sua loja entre o público. Mas é fundamental saber como fazer promoção do jeito certo, para não ter prejuízos e conseguir alcançar as melhores metas.

O que considerar antes de fazer uma promoção?

Promover uma promoção na sua loja não significa apenas abaixar os preços e anunciar para os clientes. Esse evento demanda planejamento, objetivos claros e um entendimento sobre o público.

Primeiro, defina o motivo pelo qual você está fazendo isso. Promoções podem ser interessantes se forem sazonais, por exemplo, como feriados ou datas comemorativas. Ou, ainda, é uma saída para aliviar o estoque de peças paradas. Se for receber novidades e quiser vender os itens antigos mais rápidos, também vale a pena colocar em oferta. Seja como for, é essencial traçar o seu objetivo.

Além disso, é importante entender também o público. É por isso que você deve ter informações como ticket médio, dias de maior movimento e feedback dos clientes. Quais os itens mais comprados, os menos procurados, qual o interesse do momento. Sem isso, sua promoção pode não funcionar da maneira esperada!

4 formas de como fazer promoção na sua loja

Depois de definir seu objetivo, analisar seu estoque e viabilidade, e conhecer melhor o público, chegou o momento de fazer a promoção. Nesse caso, para empreendedores iniciantes, existem alguns modelos mais comuns que fazem sucesso e são mais simples de administrar. Confira 4 ideais:

1. Preço baixo

A forma mais conhecida de como fazer promoção é, claro, abaixar os preços. Selecione o estoque, categoria ou itens que deseja vender mais rápido e anuncie a redução dos valores. Nesse caso, é fundamental calcular o desconto para não ficar no prejuízo.

2. Desconto progressivo

O desconto progressivo é outra forma de promoção interessante para movimentar o estoque. Alguns exemplos são “Leve 1 e pague 50% na segunda unidade”, ou descontos que aumentam conforme o número de itens. Isso incentiva o cliente a levar mais produtos, aumentando o ticket médio.

3. Programa de fidelidade

Se você procura como fazer promoção a longo prazo, uma ideia interessante é o programa de fidelidade. Isso incentiva o cliente a se fidelizar, podendo ser por cadastro ou por carimbos, por exemplo. Ao atingir determinado número de pontos ou compras, ele pode ganhar um brinde ou descontos especiais. Embora seja uma campanha de retorno futuro, é ideal para reter o público.

4. Sorteios e concursos

Por fim, outra forma de como fazer promoção na sua loja é por meio de sorteios e concursos. Essa ação é especialmente interessante para mesclar o digital e o físico. Por exemplo, compartilhar posts ou interagir com a conta da loja permite participar de uma oferta especial. Além de atrair clientes, é uma promoção mais simples de planejar, por ser pontual.

Cada ideia pode ser adaptada para a sua realidade, e existem diversas formas de conseguir envolver o público e aumentar as vendas, basta ser criativo!