
Você sabe quanto rende 1 milhão na poupança? O objetivo final de muitos brasileiros é conseguir a tão sonhada estabilidade financeira, mas poucos consideram os rendimentos de tanto dinheiro guardado. Por outro lado, se você investe ou tem foco nas metas, certamente conseguirá acumular esse montante. Nesse caso, vale a pena entender como funciona a rentabilidade desse investimento.
Como se calcula o rendimento da poupança?
O rendimento da poupança varia de acordo com a taxa Selic. Atualmente, quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR). Caso esteja abaixo de 8,5%, o rendimento é de 70% da Selic mais a TR.
Quanto rende 1 milhão na poupança?
Considerando uma Selic acima de 8,5%, o rendimento mensal da poupança é de aproximadamente 0,5% ao mês. Se aplicarmos essa taxa sobre 1 milhão de reais, teríamos um rendimento mensal de R$ 5.000 (sem considerar a TR). Ou seja, no ano, seria superior a R$ 60.000.
Claro, esse cálculo é simples, sem considerar os juros compostos e outros elementos. Como a última atualização da taxa Selic foi superior a 8,5%, em março, esse seria o rendimento esperado. Ele pode parecer interessante, mas existem opções mais vantajosas no mercado financeiro.
Onde é melhor investir?
O valor de quanto rende 1 milhão na poupança pode ser alto, mas outros produtos possuem taxas ainda melhores. É o caso do Tesouro Direto, dos CDBs ou mesmo dos fundos de investimento. Apesar da poupança ser segura e isenta de imposto de renda, ela tem rendimentos menores em comparação a outras alternativas. E algumas ainda possuem liquidez diária, o que torna a reserva ainda mais acessível.
Por isso, se o objetivo é ter o maior patrimônio possível, vale avaliar outros investimentos de renda fixa, que podem ser igualmente seguros, com mais benefícios e um retorno melhor.