
Todo empreendedor já ouviu falar sobre a declaração do imposto de renda para MEI. Afinal, é uma obrigação de todo profissional que trabalha de forma independente. No entanto, muitos não conhecem a importância desse documento, e podem deixar de ter atenção a ele no começo do ano. Por isso, é essencial entender os benefícios que ele oferece e qual o prazo para enviar o seu!
O que é a declaração do imposto de renda para MEI?
Assim como a declaração anual para pessoas físicas, a declaração do Imposto de Renda para MEI é uma obrigação para as pessoas que trabalham como microempreendedor individual e possuem um CNPJ. Eles também possuem deveres com a fiscalização, e precisam comprovar quanto ganharam no ano para a Receita Federal. Dessa forma, podem manter o CNPJ regular e ativo para emitir notas fiscais e continuam trabalhando dentro da lei.
Todo mundo precisa fazer essa declaração?
Tendo faturamento anual ou não, todas as pessoas com um CNPJ MEI ativo precisam emitir essa declaração de imposto de renda especial. Essa é uma forma de informar à Receita Federal sobre suas atividades, ganhos e, claro, contribuição com a tributação.
Além disso, manter a declaração do MEI em dia garante que a empresa continue funcionando sem riscos de penalidades, como multas e até o cancelamento do CNPJ. E o pagamento dos tributos mensais do MEI (DAS) permite o acesso a benefícios previdenciários no futuro, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.
Como emitir a declaração do imposto de renda para MEI?
A emissão da declaração do imposto de renda para MEI é online, mas exige alguns passos mais atentos. Isso porque acontece em outro site, o Portal do Empreendedor ou do PGMEI.
Além disso, precisa de login com a conta gov.br e as informações do CNPJ, para cruzar as informações do profissional. Uma vez que você segue as instruções na tela e informa seu faturamento do ano-base, é necessário fazer o mesmo na sua declaração do IR.
Ou seja, é preciso informar seus ganhos na declaração do MEI e da pessoa física, para evitar inconsistências na Receita Federal. Por isso, é interessante emitir ambos os documentos ao mesmo tempo. A data de entrega para MEI é em 31 de maio, com bastante tempo para reunir comprovantes, notas fiscais e relacionar com a sua declaração de PF.
Cumprir essa obrigação dentro do prazo evita problemas com o Fisco e permite que você cuide do seu negócio sem complicações!