Será que você tem hábitos financeiros ruins? Descubra Descubra os seus hábitos financeiros ruins - Shutterstock

Muitas vezes, no dia a dia, as pessoas têm hábitos financeiros que já ocorrem automaticamente. O problema é que nem todos eles são bons e, justamente por já estarem tão fixos na sua rotina, pode ser até difícil perceber isso para tentar mudar.

Dessa forma, é preciso ter uma atenção a mais e seguir alguns passos para descobrir os seus hábitos financeiros ruins, identificar aqueles que devem melhorar e poder agir. Caso você descubra algo nesse sentido, com certeza vai economizar muito dinheiro mais tarde.

Mas de que forma fazer isso? A seguir, confira o passo a passo para entender se você tem e quais são os seus hábitos financeiros ruins:

Entenda o seu comportamento ao gastar e seus gatilhos

Veja qual é o seu gatilho – ou seja, o que costuma levar você a gastar. Se pergunte o que te dá vontade de gastar, quais locais ou pessoas. Entenda também como se comporta e o que ocorre nos segundos após esse pensamento.

Assim, você deve conseguir entender se as coisas que te levam a gastar são coisas supérfluas ou que possam ser negativas de alguma forma para as suas finanças.

Veja como age nesses momentos

Se, logo após ter esse pensamento de compra impulsivo, você, mesmo sabendo que pode não ser a melhor escolha, resolve “só entrar na loja para dar uma olhada”, por exemplo, é um mal sinal. Tente entender quais comportamentos desse tipo se repetem na sua rotina e como modificar isso.

Compreenda os resultados

Por fim, entenda como você se sente após ter os hábitos de compras. Após a compra, como você se sente? Bem? Geralmente, é esse sentimento que faz você repetir os hábitos financeiros ruins. Entenda se é prazer, distração, sensação de controle ou alguma outra necessidade que você está tentando suprir com as compras.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...