
A transferência instantânea se tornou um dos meios de pagamento mais populares do Brasil, mas muitas pessoas sofrem ao fazer um Pix errado. Afinal, após a autorização, é quase impossível cancelar o envio, e pode gerar uma baita dor de cabeça. Nesse caso, é importante saber quais as alternativas para recuperar o dinheiro. Entenda o que é possível fazer dependendo do tipo de erro.
Pix para a chave errada
Essa talvez seja a situação mais comum entre os consumidores. Se você enviou o Pix para outra pessoa por engano, usando uma chave incorreta, como CPF, e-mail ou número de celular, infelizmente não é possível cancelar a transação. Isso porque o Pix é instantâneo e irreversível.
Nesse caso, a recomendação é entrar em contato com o destinatário e solicitar o estorno de forma amigável. Geralmente, a chave Pix traz os dados da pessoa, como telefone ou e-mail. Se a pessoa se recusar a devolver, você pode registrar um boletim de ocorrência e entrar com uma ação judicial.
Valor incorreto
Agora, se você digitou um valor errado, muito maior do que deveria, o processo é o mesmo: não dá para cancelar automaticamente. Tente conversar com o recebedor e pedir a devolução. Se a pessoa recusar, as medidas legais também são uma opção.
Golpes ou fraude
No entanto, se você caiu em um golpe e fez um Pix errado, avise imediatamente o banco ou instituição financeira. Desde 2021, o Banco Central disponibiliza o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que permite o bloqueio e possível devolução do valor, desde que o banco do recebedor identifique indícios de fraude. O prazo para análise pode levar até 7 dias. Assim, ao iniciar o processo de análise, existe a chance de reaver o valor.
Como posso reverter o Pix errado?
Os canais para acionar no caso de um Pix errado são limitados, mas podem ajudar. Para começar, entre em contato com seu banco usando o aplicativo, telefone ou vá à agência. Inclusive, eles podem ajudar a identificar o recebedor, para tentar uma reversão amigável.
Além disso, todos os meios de contato do Bacen funcionam para denunciar fraude. Caso não consiga recuperar o valor de um Pix errado, faça o Boletim de Ocorrência, guarde os comprovantes e acione o banco para obter suporte.