Dicas para economizar na ceia de Páscoa: veja 4 formas de se planejar! Dicas para economizar na ceia de Páscoa: veja 4 formas de se planejar!

O famoso almoço de domingo está se aproximando, e se você quer economizar na ceia de Páscoa, a hora de começar é agora. Esse momento especial reúne a família, celebra os amigos e traz bons momentos juntos. No entanto, pode pesar no bolso se não for bem-planejado.

Para aproveitar a data sem comprometer o orçamento, vale adotar algumas estratégias simples e eficazes para não gastar muito! Veja abaixo 4 dicas para economizar na ceia de Páscoa:

1. Planeje com antecedência

Para economizar na ceia de Páscoa, é fundamental se organizar com tempo. Isso permite pesquisar preços, aproveitar promoções e evitar compras impulsivas de última hora. Por isso, faça uma lista com os itens essenciais, defina o cardápio e calcule a quantidade de comida com base no número de convidados, para evitar desperdícios.

2. Pense em pratos alternativos

As ceias de Páscoa costumam trazer peixes clássicos, como bacalhau, além de outros alimentos mais tradicionais. No entanto, o preço costuma subir próximo a essa data. Pensando nisso, aposte em alternativas mais acessíveis, como merluza, tilápia ou frango assado, que também podem render pratos saborosos. Use a criatividade e busque receitas que não exijam ingredientes caros.

4. Divida os custos com a família

Outra forma de economizar na ceia de Páscoa é, claro, dividir os custos. Para reunir a família, vale também aproveitar o sentimento de união e trazer um esquema mais colaborativo para as comidas. É possível solicitar uma contribuição em dinheiro, ou cada pessoa, ou grupo, fica responsável por levar um prato: entrada, prato principal, sobremesa, bebidas e outros. Além de tornar o momento mais participativo, todos economizam.

4. Evite exageros

Por fim, muitas vezes compramos mais do que o necessário por conta dos estímulos, o que gera desperdício e gastos extras. Assim, vale traçar um plano de compras e evitar exageros, levando em conta o perfil dos convidados, número de pessoas e o que cada um prefere. Também vale a pena aproveitar alimentos que você já tem em casa para ajudar no cardápio.