
Muito se fala sobre pontos de crédito, mas pouco se fala sobre a importância do score do Serasa. Essa classificação, uma das mais populares no Brasil, não apenas avalia seu perfil, mas é um dos elementos essenciais na análise de uma série de produtos e serviços. Esse cálculo guia as empresas, bancos e instituições, e impacta diretamente no seu dia a dia. Por isso, entenda a verdadeira importância dessa pontuação e como melhorar a sua!
O que é o score do Serasa?
O score do Serasa é uma ferramenta que avalia o perfil dos consumidores, pontuando de 0 a 1000 conforme o comportamento, dívidas e hábitos financeiros. Dessa forma, bancos, financeiras e lojistas conseguem medir o risco de dar crédito a alguém. A pontuação é dividida em faixas de risco:
- abaixo de 300: alto risco de inadimplência;
- entre 300 e 700: risco médio;
- acima de 700: baixo risco.
Os dados são repassados pelas empresas ou captados pelo próprio Serasa. Assim, pagar uma conta, fazer um empréstimo ou comprar algo geram pontos para o score.
Qual a importância do score do Serasa?
Na prática, é o score do Serasa que define se você terá acesso a crédito ou não. E isso não é apenas para cartões de crédito, por exemplo, mas também empréstimos, financiamentos, consórcios e qualquer outro serviço que avalie as chances de pagamento. Por isso, ter um bom score pode fazer toda a diferença na hora de conseguir aprovação. Uma pontuação alta aumenta as chances de conseguir o seu objetivo, enquanto pontos baixos diminuem a capacidade de crédito.
Isso porque quanto melhor for seu score no Serasa, menor é o risco que a instituição corre ao te emprestar dinheiro. Além disso, um bom score facilita negociações, oferece limites maiores e, em muitos casos, reduz os custos financeiros. Enquanto isso, um score baixo pode dificultar o acesso a crédito, traz recusas ou condições mais caras.
Como manter o score do Serasa alto?
Por conta da importância do score do Serasa na sua vida financeira, vale a pena seguir algumas dicas para garantir uma boa classificação. Comece pagando todas as suas contas em dia, especialmente antes do vencimento. Se possível, movimente seu cartão de crédito, mas peça poucos empréstimos. Inclua seu CPF nas notas fiscais e tenha bons hábitos financeiros. Dessa forma, a plataforma entende que você é um consumidor responsável que arca com as responsabilidades financeiras.