
Muitas pessoas têm o sonho de abrir um restaurante e, em muitos casos, até a habilidade culinária para fazer isso. Contudo, mesmo assim, uma boa parte dessas pessoas não consegue transformar o desejo em um sucesso, especialmente porque cometem certos erros ao abrir o local.
Com esses erros, muitos acabam perdendo a chance de conseguir e fidelizar clientes e, após um tempo, acabam precisando fechar o negócio. Quer saber quais são os erros mais comuns ao abrir um restaurante para pode evitá-los? Veja a seguir as opiniões de Marcelo Politi, especialista em negócios gastronômicos e fundador da Politi Academy, nesse sentido:
Salão vazio no primeiro dia
A inauguração é o momento que todos os olhos estão voltados ao negócio. Sendo assim, o salão vazio pode deixar uma impressão negativa. O ideal é fazer um investimento para encher a casa e estrear com sucesso.
Um convite atrativo pode chamar a atenção dos apaixonados pela gastronomia. Usar a exclusividade é uma poderosa arma, já que um convite VIP pode criar uma conexão emocional para quem está recebendo. Usar as redes sociais, influenciadores para divulgação, criar anúncios direcionados e promover hashtags exclusivas também estimulam o engajamento e a disseminação do convite entre os usuários.
Crie expectativas com uma pequena história sobre a visão do restaurante, o carinho nos preparos dos pratos e como cada detalhe foi planejado pode surpreender. Uma prévia do menu, a presença de chefs renomados ou o uso de ingredientes exclusivos também reforçam a qualidade e a sofisticação do evento.
Precificação errada
Muitas vezes, os empreendedores acabam errando na hora de dar o preço a cada item, e esse é um dos erros mais comuns, além de um dos piores, na hora de abrir um restaurante. Isso porque o preço pode mudar como o cliente vê um produto. Isso sem contar que um preço baixo demais pode até te fazer ter prejuízos.
Uma dica é criar uma ficha técnica para saber exatamente qual é o lucro, evitando surpresas desagradáveis no fim do mês.
Falta de foco em um público específico
Não adianta querer agradar todo mundo, portanto é importante pensar no perfil do cliente, começando com a definição clara do conceito do restaurante. Qual será a experiência oferecida aos clientes?
É essencial alinhar o conceito com as expectativas do público-alvo e as tendências de mercado. Isso mostra um restaurante vibrante e atraente, fazendo com que seja escolhido em meio a tantos outros.
Contratar pouca gente
Não é incomum que parte da equipe contratada acabe desistindo do trabalho em alguns dias, ainda mais no início de um restaurante. Por isso, o ideal é contratar algumas pessoas a mais se puder, segundo o especialista.
Criar um time engajado leva tempo, pois algumas táticas são necessárias para isso, como: processo de recrutamento focado em valores e não apenas em competências técnicas; capacitação e motivação por meio de treinamentos eficazes e feedback construtivo, além da definição clara das funções e responsabilidades.
Falta de atenção ao fluxo de caixa
Para Politi, esse é o pior de todos os erros, pois o controle de caixa é vital para a saúde do negócio. Segundo o especialista, é preciso acompanhar diariamente todas as entradas e saídas. “O saldo do caixa é o que vai determinar o sucesso ou o fracasso de um restaurante”, explica.
As causas mais comuns da quebra de caixa incluem erros de contagem e despesas não registradas. No ambiente agitado de um restaurante, por exemplo, é fácil que ocorram enganos ao dar troco ou ao não registrar uma compra de última hora. Estas discrepâncias podem parecer pequenas, mas se acumuladas, impactam negativamente nas finanças da empresa.
Para prevenir a quebra de caixa é importante implementar um sistema de controle financeiro rigoroso. Isso inclui monitoramento diário do fluxo de caixa, criação de um orçamento realista e geração de relatórios frequentes.