
Com a alta do dólar e o aumento no custo de vida, muitos brasileiros têm optado por financiar suas viagens para não abrir mão do lazer. Conforme uma pesquisa recente, realizada pela plataforma Booking.com, 65% dos brasileiros afirmam que pretendem gastar com viagens em 2025, mas 58% deles só conseguirão viajar se parcelarem os custos ou economizarem com antecedência.
Planejar-se financeiramente na hora de viajar pode fazer toda a diferença para reduzir gastos. Com planejamento é possível viajar sem ter imprevistos ou ultrapassar seu orçamento. Pensando nisso, o empresário Erik Cabral, CEO da agência Viagem com Estilo, traz dicas para organizar os custos da sua próxima viagem e evitar imprevistos.
Como planejar a viagem
Segundo o especialista, o planejamento da viagem deve começar com pelo menos seis meses de antecedência. Isso permite aproveitar promoções em passagens, hospedagens e passeios. “A gente sempre orienta nossos clientes a criarem uma reserva mensal. É um compromisso com você mesmo que garante tranquilidade lá na frente”, comenta Erik Cabral.
Esse planejamento inclui definir o destino e o estilo da viagem, e o quanto você pode investir por mês para bancar os gastos. “A partir disso, conseguimos montar um plano viável, com roteiros personalizados que cabem na realidade financeira de cada cliente”, explica o empresário.
Além disso, o financiamento ou parcelamento da viagem pode ser uma boa saída para quem deseja programar uma experiência completa, sem sufocar o orçamento. De acordo com o CEO, a necessidade por parcelamento e planejamento tem levado empresas de turismo a criarem modais novos de pagamento, como boleto bancário, assinaturas de viagem, por exemplo.
Com o apoio de uma agência especializada, o viajante consegue não apenas diluir os custos, mas também evitar gastos desnecessários. “Tem muita gente que compra passagens ou reservas em sites pouco confiáveis, achando que está economizando, mas acaba tendo dor de cabeça”, completa Erik Cabral.