
Controlar o orçamento pode parecer simples no papel, mas, na prática, existem pequenos hábitos que sabotam as finanças do dia a dia e podem se transformar em vilões silenciosos do orçamento. Muitas vezes, são despesas que passam despercebidas, mas que, somadas ao longo do mês, comprometem uma boa parte da renda. Veja 5 gastos comuns que podem sabotar seu planejamento financeiro:
1. Comer fora com frequência
Pedir delivery ou almoçar fora todos os dias pode ser prático, mas pesa bastante no bolso. Uma refeição de R$ 30 por dia, durante 20 dias úteis, representa R$ 600 por mês. Por outro lado, cozinhar em casa e levar marmita são alternativas mais econômicas e saudáveis.
2. Assinaturas e serviços que você não usa
Atualmente existem dezenas de serviços por assinatura e plataformas de streaming, além de outros como aplicativos de academia e passes de jogos com cobrança mensal. No entanto, muitas vezes continuam sendo cobrados mesmo quando você não usa mais. Por isso, fazer uma revisão periódica e cancelar o que não faz mais sentido é essencial para economizar e evitar esses hábitos que sabotam as finanças.
3. Compras por impulso
Promoções, liquidações e aquele “só hoje” são armadilhas para o consumidor. Comprar por impulso, principalmente com cartão de crédito, pode gerar dívidas desnecessárias e arrependimento. Por outro lado, ter um planejamento e esperar 24 horas antes de comprar ajuda a reduzir essas decisões precipitadas.
4. Pagar o mínimo da fatura
Deixar a fatura do cartão atrasar, pagar apenas o mínimo ou entrar no cheque especial gera juros altos que podem virar uma bola de neve. Além disso, muitas pessoas pagam tarifas sem utilizar os serviços. Nesse caso, vale ter uma organização para não deixar a fatura atrasar muito, fugindo dos juros rotativos e de hábitos que sabotam as finanças todos os meses.
5. Muito transporte por aplicativo
Por fim, usar transporte por aplicativo é cômodo, mas, em alguns casos, o custo mensal fica muito caro. Inclusive, supera manter um carro ou usar transporte público. Busque avaliar a frequência que você pede um carro por aplicativo e buscar alternativas como caronas, ônibus ou bicicleta pode ajudar a cortar gastos.