Papa recebe salário? Saiba quais são as remunerações do Pontífice! Papa recebe salário? Saiba quais são as remunerações do Pontífice!

A morte do Papa Francisco, de 88 anos, comoveu o mundo, e muitas pessoas conheceram curiosidades sobre o Pontífice, mas uma dúvida que ficou é se o Papa recebe salário. Afinal, ele é uma figura importante na Igreja Católica e também no cenário mundial, inclusive como Chefe de Estado. No entanto, existem algumas regras quanto aos pagamentos dessa figura mundial.

O Papa recebe salário?

O Papa não recebe salário convencional. Isso ocorre porque a Igreja Católica prega votos de humildade e simplicidade, especialmente para seu Líder máximo. Dessa forma, quem é escolhido como Pontífice abdica de direitos como remuneração mensal, mesmo sendo o Chefe de Estado do Vaticano, e segue os votos de pobreza firmados no início da jornada religiosa.

Mas como o Papa se mantém?

O papa não recebe salário, por isso, não acumula riquezas. No entanto, ele também precisa comer, dormir e usar roupas. Nesse caso, o Vaticano custeia todas as necessidades do pontífice, bem como dos cardeais que exercem funções próximas a Sua Santidade.

Dessa forma, se o Papa precisa de sapatos, por exemplo, ele solicita aos responsáveis do Vaticano. Ainda, pode fazer compras em estabelecimentos internos, disponíveis para os moradores do Palácio Apostólico, casa oficial do Papa. Além de não serem cobrados do Papa, os alimentos não possuem impostos para outros residentes.

Algum Papa já recebeu salário?

Nenhum Papa recebeu salário oficialmente durante o exercício das suas funções. No entanto, algumas situações diferentes já aconteceram. Por exemplo, quando Bento XVI renunciou, ele passou a ganhar uma aposentadoria simbólica do Vaticano. Contudo, isso ocorreu apenas após deixar o posto papal.

Além disso, o próprio Francisco já recebeu presentes e doações pessoais. No entanto, ele, pessoalmente, optou por vendê-las e doar o dinheiro. Se desejasse, podia colocá-lo nas contas de investimento do Vaticano, que usa o valor para sustentar as necessidades do Papa e da equipe, além das contas de todas as propriedades e unidades do Estado.