
Na hora de fechar um contrato, especialmente de aluguel ou processos judiciais, é comum ficar em dúvida entre duas opções muito comuns, o seguro garantia ou a fiança bancária. Ambos funcionam como formas de garantir que o compromisso financeiro, mas cada um funciona de maneira específica, com suas próprias vantagens.
O que é seguro garantia?
O seguro garantia é contratado por meio de uma seguradora e procura garantir o cumprimento daquela obrigação. Assim, caso o contratante descumpra o acordo, a seguradora cobre os prejuízos até o limite da apólice. Na prática, é como contratar um seguro qualquer. Esse modelo é mais comum em licitações, execuções fiscais e contratos de aluguel.
O que é fiança bancária?
Enquanto isso, a fiança bancária é oferecida por bancos e funciona como uma espécie de aval. O banco se compromete a pagar o valor devido se o cliente não honrar com sua obrigação. Essa modalidade é bastante comum em contratos de aluguel comercial e também em grandes contratos corporativos.
Quais as principais diferenças?
Entre seguro garantia ou fiança bancária, as principais diferenças envolvem custos, burocracia e crédito. A começar pelos valores, o seguro garantia costuma ser mais barato do que a fiança bancária. Enquanto a fiança pode ter taxas entre 2% e 6% ao ano, o seguro pode custar entre 0,5% e 2%.
Além disso, os bancos exigem uma análise de crédito mais rígida, podendo bloquear o limite da conta do cliente ou exigir outras garantias antes de liberar o contrato. Já o seguro é menos burocrático e costuma não afetar o crédito do contratante.
Seguro garantia ou fiança bancária: Qual é o melhor?
Depende da situação. Isso porque, entre seguro garantia ou fiança bancária, o seguro costuma ser mais barato, atinge menos o crédito e é menos burocrático. Por outro lado, a fiança bancária ainda é a mais exigida em contratos mais tradicionais, ou quando o contratante já tem um bom relacionamento com o banco. Assim, antes de escolher sua opção, vale conferir os custos, se existe alguma condição específica e qual vai te impactar menos.