IPCA: Confira quais os produtos que mais aumentaram de preço O setor alimentício foi um dos que mais puxaram a inflação - Shutterstock

O IPCA, ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é um índice medido pelo IBGE que indica a inflação no Brasil. Ele mostra como o preço de determinados bens e produtos varia. Assim, sua intenção é avaliar como está o custo de vida médio de famílias brasileiras com renda entre 1 e 40 salários-mínimos.

Com os dados divulgados pelo IBGE, é possível não apenas entender se esse custo de vida ficou maior ou menor, mas também conferir exatamente quais foram os produtos que aumentaram de preço nos últimos tempos.

Segundo os dados de abril de 2025, o IPCA, de forma geral, ficou em 0,43%. Esse valor é maior do que o para o mesmo mês do ano passado, apesar de ser menor do que o de 2023, que foi de 0,61%.

Por outro lado, o resultado de março de 2025 é menor do que o de fevereiro e março do mesmo ano, quando a alta foi de 1,31% e 0,56%, respectivamente. No ano, o IPCA acumula alta de 2,48%. No acumulado em 12 meses, por sua vez, a inflação registra um avanço de 5,53%.

Vale lembrar que esse valor está acima do teto da meta do Banco Central do Brasil (BC), que é de 3% para a inflação anual. Esse valor será considerado cumprido se ficar entre 1,50% e 4,50%.

Mas, afinal, quais os produtos que mais aumentaram de preço e, portanto, fizeram com que houvesse o aumento da inflação em março? Veja a seguir:

Produtos que mais aumentaram de preço

Segundo os dados de abril, o ranking dos produtos que mais aumentaram de preço ficou assim:

  1. Saúde e cuidados pessoais (1,18%)
  2. Vestuário (1,02%)
  3. Alimentos e bebidas (0,82%)
  4. Comunicação (0,69)
  5. Despesas pessoais (0,54%)
  6. Artigos de residência (0,53%)

Dessa forma, dá para perceber que diversos produtos aumentaram de preço. Contudo, o aumento da inflação foi puxado principalmente pelo setor de saúde e o de vestuário.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...