
Se você não sabe por onde começar o seu planejamento financeiro para viagem de férias, vale conferir algumas dicas práticas para se organizar. Sem um orçamento e pesquisas, os gastos podem sair do controle e gerar dívidas que duram o ano inteiro. Mas com um bom plano, é possível aproveitar ao máximo o descanso merecido, sem comprometer sua saúde financeira. Veja 4 dicas práticas para a sua próxima viagem:
1. Defina um orçamento total
Toda viagem começa com um orçamento. Antes de escolher destino ou comprar passagens, é essencial saber quanto você pode gastar. Por isso, comece analisando sua situação financeira atual, quanto pretende juntar e como esse dinheiro será distribuído entre:
- hospedagem;
- passagens;
- passeios;
- alimentação;
- compras;
- imprevistos.
2. Comece a poupar com antecedência
Quanto antes você começar a montar seu planejamento financeiro para viagem de férias, mais tempo terá para guardar dinheiro e se organizar. Por isso, inicie sua poupança cedo, entre um ano e seis meses antes da data pretendida. Defina um valor mensal para guardar, e procure deixar rendendo, como em uma conta digital ou no Tesouro Selic.
Dessa forma, você não precisará se preocupar com suas reservas quando a data se aproximar. Além disso, vale a pena ter uma reserva financeira separada apenas para sua viagem de férias. Ou seja, monte ela a parte da sua poupança para emergências, por exemplo.
3. Pesquise preços com calma
Enquanto faz sua reserva especial para as férias, aproveite para pesquisar passagens, hospedagens, passeios e até alimentação com antecedência. Muitas vezes, é possível fechar reservas com promoções ou aproveitar um período de menor procura, diminuindo nos gastos totais do orçamento. Também evite datas muito concorridas, como feriados prolongados, pois ajuda a economizar.
4. Evite parcelar no cartão de crédito
A não ser que seja sem juros ou que você tenha benefícios como milhas ou cashback, evite parcelas as coisas no cartão de crédito. Pode parecer tentador, mas é mais vantajoso ter um planejamento financeiro para a viagem de férias e arcar com todos os custos à vista.
Além de comprometer suas finanças por meses, as parcelas reduzem um limite que pode servir para compras esporádicas durante o passeio, ou mesmo para emergências. O ideal é pagar tudo com o dinheiro já poupado, evitando surpresas na fatura. Se comprar com antecedência, se planeje para finalizar as parcelas antes da viagem.
É possível ter um planejamento completo para as férias, controlando os gastos e garantindo que nada sairá do orçamento, para se divertir e relaxar sem dor de cabeça!