
Dividir a vida com alguém é um grande compromisso, e pode ser difícil quando o parceiro é desorganizado com dinheiro. As decisões mais importantes do casal dependem das finanças, seja realizar um sonho, comprar um imóvel ou mesmo o casamento.
Quando uma das pessoas não consegue se organizar, pode gerar conflitos, estresse e até desequilíbrio nas finanças do casal. Mas é possível lidar com essa situação! E existem algumas dicas para ajudar:
Converse com empatia, não julgamento
O primeiro passo é conversar com o parceiro ou parceira sobre o impacto da desorganização financeira, mas sem apontar dedos ou impor mudanças. Ninguém gosta de ser acusado de algo ou de rever os erros.
Por isso, use exemplos práticos e explique como isso afeta os planos conjuntos, como viagens, filhos, casa ou tranquilidade no dia a dia. Escute também o lado da outra pessoa. Muitas vezes, a desorganização vem de hábitos antigos, traumas ou falta de conhecimento.
Estabeleçam metas e responsabilidades conjuntas
Para começar a mudar a situação com o parceiro desorganizado com dinheiro, crie objetivos financeiros em comum. Pode ser quitar uma dívida, guardar para uma viagem ou organizar um orçamento mensal. Isso ajuda a trazer o parceiro para o compromisso de forma mais leve, enquanto divide a carga.
Se você é o lado mais organizado, fazer isso junto mostrará ao outro como é possível, e que ele terá seu apoio. Distribua também as responsabilidades: quem paga o quê, quem organiza as contas, quem acompanha o extrato. A divisão evita cobranças e ensina o hábito.
Sugira o uso de ferramentas
Se o problema for falta de controle, vocês podem começar juntos a usar planilhas, aplicativos de finanças ou até mesmo um caderno simples. O importante é conseguir enxergar os gastos e rendas.
Com o tempo, a pessoa desorganizada pode perceber os benefícios de ter o controle em mãos e usar nas finanças pessoais e na vida a dois. Existem vários aplicativos que se conectam ao banco, ou planilhas fáceis de controlar no computador.
Proponha educação financeira
Além disso, um parceiro desorganizado com dinheiro pode ser uma pessoa sem conhecimento. Ela não entende como o controle das finanças é importante no dia a dia. Por isso, o convide para aprender mais sobre esse assunto. Assistam vídeos, leiam conteúdos ou até façam um curso básico.
Mostre que organização financeira é uma ferramenta de liberdade e não de restrição, e percorra esse caminho junto pa pode fazer diferença na mudança de comportamento.