Perdi o emprego: o que fazer com meu dinheiro agora? Perdi o emprego: o que fazer com meu dinheiro agora?

Se você está se perguntando “perdi o emprego, o que fazer”, saiba que não está sozinho. Ficar desempregado é uma situação tensa para qualquer pessoa, mas com planejamento e calma, é possível atravessar esse momento com segurança e sem cair em dívidas.

A perda da renda exige atenção redobrada na hora de usar o dinheiro, e, por isso, existe uma ordem de priorização dos planos. Veja quais serão seus próximos passos:

Avalie sua reserva de emergência

Se você tem uma reserva guardada, esse é o momento de usá-la, mas sempre com consciência. Calcule por quantos meses o dinheiro poderá cobrir suas despesas básicas e use esse prazo como um guia para focar nos próximos passos, seja conseguir um emprego, empreender ou se reorganizar.

Enquanto isso, se você não tiver uma reserva, o ideal é agir quanto antes, e fazer esse cálculo com base no dinheiro que tem agora. Por exemplo, acerto de contas, seguro-desemprego e outros recebimentos ajudam na falta de uma poupança.

Corte gastos não essenciais

Para quem se pergunta: “perdi o emprego, o que fazer?”, é o momento de rever todas as suas despesas do mês. Comece cortando e reduzindo o que for possível, como as assinaturas de streaming e plataformas, os pedidos por delivery e aquele lazer fora de casa.

Controle as compras por impulso e veja se pode economizar em alguma coisa, como diminuir as compras de mercado, transporte e outros gastos externos. Mas tenha em mente que é uma situação apenas temporária!

Busque novas fontes de renda temporárias

Enquanto procura um novo emprego fixo, considere trabalhos temporários, freelas ou vender produtos e serviços. Mesmo que a renda seja menor do que você ganhava, já ajuda a manter as contas em dia e evita usar todo o dinheiro que ficou sobrando.

Além disso, vale usar uma parte como investimento, seja para começar a fazer marmitas ou doces, revender roupas ou comprar um computador para trabalhar na internet, por exemplo.

Organize suas finanças com um plano

Além das dicas para lidar com “perdi o emprego, e agora”, é importante ter um plano em mente. Organizar o orçamento sem metas acaba não sendo eficiente, pois você está sem renda e pode enfrentar desafios em pouco tempo. O ideal é se planejar, preferencialmente com um prazo em mente, e traçar um orçamento de emergência para lidar até lá.

Mês a mês, revise esse plano, veja quanto dinheiro ainda tem disponível e busque formas de solucionar a situação. Pode parecer estressante e desesperador, mas perder o emprego não é o fim do mundo, e com calma e controle você poderá dar a volta por cima!