
Apesar de famoso, nem todo mundo sabe o que é “nome sujo”. Essa expressão popular carrega um significado negativo, mas não precisa ser uma sentença definitiva. Existem formas de se recuperar, mas, antes, é fundamental entender o que significa e quais as implicações desse título.
O que significa ter o nome sujo?
Ter o nome sujo significa que você tem uma dívida vencida e não paga, e que o credor, seja empresa ou instituição, notificou oficialmente um dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC. Após o aviso prévio ao consumidor, o CPF é negativado. Ou seja, a dívida está oficialmente cadastrada e visível no mercado. Consequentemente, dificulta acesso a crédito, como financiamentos, empréstimos, compras parceladas e até abertura de contas.
Além disso, o nome sujo pode impactar a reputação financeira do consumidor, reduzindo seu score de crédito. Esse é um indicador que avalia a probabilidade de pagamento das dívidas.
Como saber se meu nome está sujo?
Após entender o que é nome sujo, você pode consultar gratuitamente sua situação nos sites ou aplicativos de plataformas como:
- Serasa;
- SPC Brasil;
- Boa Vista.
Esses serviços mostram dívidas em aberto, valores, credores e até opções para renegociar. Basta fazer uma conta, informar o CPF e validar os dados para conferir os registros públicos. Dessa forma, é mais fácil combinar pagamentos com um mediador, ou direto com a empresa, e recuperar a sua credibilidade no mercado.
Como limpar o nome?
Para sair da lista de inadimplentes e limpar seu nome, é preciso quitar ou renegociar a dívida com o credor. Muitas empresas oferecem condições facilitadas de pagamento, como descontos ou parcelamentos. Após zerar o débito, ou pagar a primeira parcela na negociação, as empresas retiram o nome dos registros de inadimplência. Ou seja, ele fica limpo novamente, e não deve mais impactar no seu score.