Erros que te fazem perder dinheiro sem perceber: 4 hábitos para se atentar Erros que te fazem perder dinheiro sem perceber: 4 hábitos para se atentar

Muitas vezes, as pessoas começam a perder dinheiro sem perceber, com hábitos nada saudáveis ao longo do mês. E esse rombo no orçamento não vem de grandes compras ou despesas inesperadas, mas sim de pequenas ações no dia a dia. Mas essa rotina silenciosa pode comprometer a sua saúde financeira, e é importante ver onde você está errando, para começar a consertar quanto antes!

1. Não comparar preços antes de comprar

Comprar por impulso ou sempre no mesmo lugar, sem pesquisar, pode fazer você perder dinheiro sem perceber. Afinal, existe a chance do preço estar menor em outro lugar, ou existirem cupons, descontos e promoções para aquele produto. Além disso, com a internet, é muito mais fácil comparar os valores em diferentes lugares, em poucos minutos. Por isso, não existe desculpa para perder dinheiro, mesmo que poucos reais, comprando sem pesquisar.

2. Serviços que você não usa

Um streaming parado na TV que sempre renova a assinatura, um aplicativo premium que nem é aberto, uma mensalidade na academia que nunca é usada. Serviços e produtos passam despercebidos na fatura do cartão, mas estão te fazendo perder dinheiro sem perceber. A dica é fazer uma revisão mensal e cancelar o que não está usando tanto, liberando seu orçamento.

3. Muitas tarifas, taxas e juros

Outro motivo para muita gente perder dinheiro sem perceber é não conhecer os produtos bancários e acabar pagando muitas tarifas e juros. Por exemplo, cestas de serviços que cobram automaticamente, enquanto existem contas gratuitas com muitas vantagens. Ou, ainda, deixar de negociar uma dívida ou o juros rotativo do cartão de crédito, que apenas aumenta. É fundamental conhecer os custos do seu banco e procurar as alternativas mais baratas para deixar de ter tantos gastos.

4. Pequenas compras todos os dias

Por fim, um dos maiores vilões na perda de dinheiro são as compras diárias sem controle. Não aqueles gastos consideráveis, mas pequenas aquisições que achamos que não faz diferença. É um cafezinho na padaria, um bombom ou doce depois do almoço, o delivery no meio da semana. Pequenos gastos que, no final do mês, somam uma quantia significativa, e sem você perceber. A maior dica é monitorar esses gastos, para saber quando e como acontecer, e ter um maior controle. Não é preciso deixar de comer um doce após o almoço, mas entender quanto ele custa no seu orçamento e comprar com consciência!