Qual a diferença entre crédito e débito? Entenda de uma vez por todas! Qual a diferença entre crédito e débito? Entenda de uma vez por todas!

Quando se trata de movimentar o dinheiro no dia a dia, entender a diferença entre crédito e débito é fundamental. Esses dois termos aparecem com frequência, e nem todo mundo se familiariza com eles. Por isso, vale a pena compreender como eles funcionam, para saber qual escolher de forma estratégica.

Como funciona o cartão de débito?

O cartão de débito está diretamente vinculado à sua conta-corrente e ao saldo dela. Ou seja, ao realizar uma compra, o valor é descontado do saldo disponível. É como se você estivesse pagando em dinheiro, mas de forma eletrônica. Além disso, não permite parcelamentos, e é ideal para ter gastos controlados. Afinal, só permite comprar se possuir o saldo.

Como funciona o cartão de crédito?

Enquanto isso, o cartão de crédito funciona como um tipo de “empréstimo” do banco. A administradora do cartão paga a sua compra naquele momento, e você só precisa quitar a fatura depois, normalmente em até 30 dias. Também é possível parcelar as compras em várias parcelas, dependendo das condições oferecidas. Não precisa ter saldo na conta para fazer o pagamento, mas exige limite disponível para autorizar o procedimento. Quem libera esse limite é o banco ou a operadora do cartão, e não depende apenas de ganhos ou do emprego do cliente.

Crédito e débito: qual escolher?

Depois de entender a diferença entre crédito e débito, fica mais fácil saber qual escolher no dia a dia. Claro, primeiro irá depender do seu perfil financeiro e da sua organização. Existem pessoas que preferem quitar tudo imediatamente, ou que não possuem limite no cartão, preferindo usar o débito. Enquanto isso, alguns optam pelo crédito, seja por não ter dinheiro na conta naquele momento, ou para aproveitar benefícios como somar pontos ou milhas.

De modo geral, para compras do dia a dia, o débito pode ser mais indicado, porque evita dívidas e gastar mais do que o orçamento. Por outro lado, o crédito pode ser um aliado em compras muito grandes, por conta do parcelamento e das vantagens como programas de fidelidade. Para escolher entre eles, o mais importante é entender a diferença entre crédito e débito, e sempre considerar seu orçamento antes de qualquer coisa.