Aprenda como guardar dinheiro para trocar de celular! Aprenda como guardar dinheiro para trocar de celular!

Guardar dinheiro para trocar de celular é um desafio para muitos brasileiros, mas não é impossível. Seja para comprar um modelo mais moderno ou quando o aparelho começa a falhar, é fato que esse gasto é alto. Por isso, é fundamental pesquisar e se planejar para não comprometer o orçamento. Para te ajudar, separamos algumas dicas práticas para guardar dinheiro e trocar de celular sem dívidas.

1. Trace um plano

O primeiro passo para conseguir guardar dinheiro para trocar de celular é ter um plano bem definido. Comecei sabendo qual celular pretende comprar e quanto ele custa. Depois, defina um prazo realista para juntar esse valor. Por exemplo, se o modelo que você quer custa R$ 3.000 e deseja trocar em 10 meses, precisará guardar R$ 300 por mês. Ter uma meta realista ajuda a manter o plano em ação. Não tente definir prazos como 3 meses se não tiver uma renda ou possibilidade de juntar o valor necessário.

2. Crie uma poupança separada

Separe uma conta, cofrinho ou até mesmo uma poupança dentro da sua conta digital para guardar esse dinheiro mensalmente. Muitos costumam guardar o valor na mesma reserva de emergência, mas é importante diferenciar o orçamento do celular do dinheiro para imprevistos. O ideal é que esse valor seja separado assim que o salário cair, como se fosse uma “conta fixa”. Assim, você evita gastá-lo com outras coisas e cumpre seus compromissos. Se possível, aplique a poupança do celular em um investimento com liquidez diária, como Tesouro Selic ou CDBs. Assim, ele rende e você consegue acessar o total no momento da compra.

3. Reduza pequenos gastos

Se você quer guardar dinheiro para trocar de celular, vale a pena fazer pequenos sacrifícios. Por exemplo, corte gastos do dia a dia, como reduzir os pedidos do delivery, cancelar momentaneamente um streaming ou evitar um lazer que seria caro. A cada economia, acrescente o valor na sua poupança, seja um lanche ou o ingresso de um evento. Dessa forma, você acelera o orçamento e até consegue cumprir seu plano antes do prazo.

4. Evite comprar por impulso ou parcelar sem necessidade

Por fim, outra dica importante antes de trocar o celular é não comprar por impulso. Mesmo que você tenha limite no cartão de crédito, parcelar sem ter um plano definido impacta no orçamento e acaba virando uma bola de neve. O melhor é guardar o valor, ou grande parte dele, e, em seguida, se for interessante, parcele no cartão, mas com o dinheiro investido. Muitos cartões de crédito oferecem cashback ou milhas, o que é interessante. Contudo, para não se enrolar, tenha o total à vista, evitando se comprometer ou criar dívidas que não poderá pagar.