3 em cada 5 brasileiros devem gastar mais com viagens em 2025; entenda Um bom planejamento é fundamental para evitar perrengues inesperados e economizar dinheiro durante a viagem - Shutterstock

Para muitos brasileiros, uma das grandes prioridades e sonhos na vida é conseguir viajar com uma certa frequência. E, aparentemente, isso não deve mudar em breve – cerca de três em cada cinco brasileiros (61%) pretendem gastar mais com viagens de lazer em 2025 do que no ano passado, segundo uma nova pesquisa da Booking.com.

De acordo com o levantamento, os viajantes do Brasil que têm intenção de aumentar o orçamento, 43% afirmam que manterão o padrão de viagens realizadas em 2024, reconhecendo que os custos estão mais altos. Outros 39% querem conhecer destinos mais distantes, e 37% pretendem estender o tempo fora de casa.

Ainda segundo a pesquisa, gastar mais durante a viagem em si é o plano de mais de um terço deles (36%). Um número parecido (35%) quer aumentar o número de viagens realizadas, com destaque para as mulheres (39%).

Em contrapartida, apenas um em cada dez turistas do país (13%) deve reduzir os gastos com viagens esse ano. E, para isso, estratégias como viajar na baixa temporada (39%) e planejar com mais antecedência para conseguir um preço melhor (38%) aparecem como alternativas viáveis.

Porém, para conseguir continuar viajando, é sempre importante se planejar bem e saber como controlar os gastos com essas viagens. E como os brasileiros têm feito isso? Entenda a seguir:

Viajando mais, gastando melhor

Os brasileiros têm controlado os gastos com viagens de diversas formas. Uma delas já ocorre antes mesmo da viagem, na escolha do destino, que deve ter um bom custo-benefício. Assim, pesquise bem o lugar antes e quanto a viagem deve custar para ver se vale a pena mesmo.

Além disso, para mais da metade (59%) dos brasileiros, a disponibilidade de estadias econômicas são um elemento importante para optar por um destino, percentual que sobe para 63% entre mulheres. Ainda assim, muitos seguem dispostos a investir em confortos extras: um em cada três brasileiros (33%) considera opções de acomodações de luxo para tomar sua decisão, com leve destaque entre os Millennials (36%).

E quando decidem investir em algum luxo, quais os brasileiros mais escolhem. Na pesquisa, eles apontam as acomodações como principal prioridade (63%), com destaque entre mulheres (66%) e Millennials (65%). Restaurantes (60%) e compras (39%) — principalmente entre a Geração Z (42%) e homens (40%) — também estão entre os itens que mais motivam um gasto fora do planejado.

A busca por eficiência também está impulsionando o uso da inteligência artificial: entre os 66% dos brasileiros que pretendem utilizar ferramentas de IA para planejar suas viagens em 2025, quase metade (48%) esperam receber informações relevantes para economizar, com maior adesão entre homens (49%) e integrantes da Geração X (49%).


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...