6 dicas de planejamento financeiro que não podem faltar na sua vida Confira essas dicas de planejamento financeiro - Shutterstock

Você sabia que 62% dos brasileiros não registram suas despesas? Esse dado é de uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito e mostra como as pessoas ainda não têm tanta disciplina quando a questão é o planejamento financeiro no Brasil.

E, apesar de isso poder parecer algo não tão grave, pode sim se tornar um problema. “Algumas pessoas gastam todo o seu salário no mês e vivem apenas para pagar contas. É importante planejar o futuro, economizando para uma viagem, para ter liberdade financeira e para alcançar uma aposentadoria mais confortável”, explica a planejadora financeira Sâmia Vasconcelos.

Porém, para conseguir isso é importante aprender mais sobre educação financeira e seguir algumas dicas para se planejar melhor. Veja algumas delas a seguir:

Crie uma planilha

Para começar seu planejamento financeiro, uma das principais dicas é começar uma planilha, que pode ser em papel ou digital. Coloque todas as suas receitas e despesas, sem deixar nada de fora, separando os gastos em categorias.

“Se você dividir os gastos por categorias, vai ter vários insights ao acompanhar as informações registradas ao longo do mês, enxergando ótimas oportunidades para economizar”, diz Sâmia.

Veja os gastos que podem sumir

Com esses dados em mãos, você consegue ter uma melhor ideia do que está a mais ali e pode ser cortado. “Tendo mais consciência de seus gastos, é possível cortar determinadas despesas que não fazem sentido para você e economizar uma parte do salário todo mês”, comenta a profissional.

Você pode perceber, por exemplo, que tem gastado muito com delivery de comida, e então resolver diminuir a frequência.

Tenha uma reserva financeira para emergências

Imprevistos são sempre um risco. Por isso, é importante ter um pouco do seu salário (uns 10%, pelo menos) guardado para uma reserva de emergência.

Aplique mensalmente

É bom criar o hábito de aplicar todo mês parte do seu dinheiro, para multiplicar seu dinheiro. “Pesquise sobre investimentos seguros e que rendem mais do que a poupança”, diz Sâmia.

Diversifique seus investimentos

Aquela ideia de “não colocar todos os seus ovos em uma única cesta” está certa nesse caso. Quanto mais diversificados seus investimentos, menos risco de perder tudo, ainda mais se você é o tipo de pessoa que curte apostar em ativos mais arriscados, como ações e criptomoedas.

Estude muito

Por fim, é importante começar a se inteirar de assuntos ligados ao planejamento financeiro. Isso porque sempre surgem coisas novas, então o estudo deve ser contínuo.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...