Muitas pessoas acabam se metendo em enrascadas financeiras por não saberem lidar com seu dinheiro. E isso começa na infância, viu? Por isso, ensinar aos pequenos aos poucos sobre esse assunto é essencial para que eles tenham saúde financeira no futuro.
“Preparar os filhos desde cedo para aprenderem sobre administração de dinheiro e gastos não apenas os capacita a tomar decisões financeiras mais sensatas e coerentes com as circunstâncias, mas também os empodera para construir um futuro financeiro mais estável e bem-sucedido”, diz João Victorino, especialista em finanças pessoais.
Isso deve ser feito de forma lúdica e que a criança possa entender, sempre de acordo com a sua idade. A seguir, veja 8 dicas do especialista de como ensinar educação financeira para as crianças:
Converse sobre dinheiro
Desde bem cedo, explique questões sobre dinheiro e responda as perguntas que sua criança tiver. Ela deve inclusive saber se a família estiver passando por um momento mais difícil nesse sentido, mas sempre se lembre de não dizer isso de forma que assuste o pequeno.
Dê o exemplo!
As crianças são muito observadoras e aprendem com o que veem ao seu redor. Assim, se você tiver hábitos financeiros saudáveis, é mais fácil que elas comecem a tê-los também.
Use a mesada
A mesada pode ser uma ótima ferramenta para ensinar sobre educação financeira para seu filho. Assim, ele vai entender como economizar e que, caso ele gaste tudo, pode não ter dinheiro para algo que queira no futuro.
Ajude-os a criarem metas
Criar pequenas metas de economia para a criança pode ajudá-la a se sentir mais motivada a ter bons hábitos financeiros. Você pode, por exemplo, criar metas de quanto ela deve conseguir economizar por mês.
Ensine a diferença entre necessidades e desejos
Isso ajuda a construir um entendimento sobre prioridades financeiras. Afinal, não é tudo que alguém quer ter que essa pessoa pode comprar, não é mesmo?
Explique sobre orçamento
Demonstre como montar um orçamento simples, com a mesada (e algum dinheiro que a criança possa ter recebido de presente) e os gastos do pequeno. Também ressalte ali as economias que a criança conseguir fazer.
Use as lições da vida cotidiana
No dia a dia, aparecem muitas situações envolvendo dinheiro, como idas ao supermercado ou escolha entre produtos de preços diferentes. Use esses momentos para ensinar.
Aproveite a leitura e jogos educativos
Utilize livros, jogos de tabuleiro e aplicativos que abordem os conceitos de educação financeira de maneira divertida e interativa.