Você sabe como descobrir o valor de uma empresa? Descubra aqui Veja como fazer o valuation de uma empresa - Shutterstock

O valuation é um processo fundamental no mercado financeiro usado para determinar o valor econômico de uma empresa ou de um ativo. É possível calcular esse valor de diversas formas e para diferentes finalidades.

Segundo Tássia Warken da Rosa, especialista em M&A, valuation, governança e sócia do Método Dutra, em um mercado cada vez mais concorrido, conhecer o valor de uma empresa e o que determina tal valor pode ajudar a tomar decisões sobre investimentos, financiamento e planejamento de longo prazo. Assim, ajuda a fazer escolhas de forma mais estratégica.

A seguir, entenda melhor a importância do valuation e como fazer essa análise do valor de uma empresa:

8 motivos mais comuns para avaliação de um negócio

Basicamente, existem vários motivos para fazer o valuation de um negócio, seja ele seu ou um que você quer comprar, por exemplo. Os 8 principais são:

  • Vender ou comprar uma empresa por um preço justo
  • Procurar um investidor
  • Fazer fusão entre empresas com equidade e proporcionalidade
  • Em caso de separação de sócio
  • Em caso de não haver um sucessor familiar
  • Como ferramenta de gestão para definir novas estratégias
  • Análise de desempenho
  • Negociar benefícios e financiamentos em bancos ao demonstrar projeções sólidas para o futuro

Como analisar o valor da sua empresa?

“Para conhecer a faixa de valor da empresa é necessário a análise técnica de informações quantitativas e qualitativas do negócio e uma série de cálculos, em um processo chamado de valuation. Há diferentes métodos de valuation e a escolha do mais adequado já é o primeiro passo decisivo para chegar a resultados justos”, destaca Tassia.

Segundo ela, o valuation é um processo complexo e muito subjetivo, repleto de ambiguidades, e por isso contar com profissionais qualificados e experientes é fundamental. Nele, geralmente o cálculo é feito somando todos os ativos tangíveis da empresa, como imóveis e equipamentos, e depois subtraindo as dívidas.

Contudo, nesse caso não são avaliados ativos intangíveis, como é o caso da reputação da empresa.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...