Investir dinheiro pode ser um passo importante para conseguir realizar seus objetivos de vida. Seja a compra de um imóvel, a viagem dos sonhos ou mesmo a aposentadoria. Investir ajuda a aumentar o patrimônio e melhorar a situação financeira. Para aqueles que desejam investir, mas não sabem por onde começar, o consultor financeiro Resende Neto selecionou cinco opções de investimento para investir dinheiro o quanto antes. Confira!
1. Tesouro Selic (LFT)
Título público federal de renda fixa, emitido pelo Tesouro Nacional, atrelado à taxa Selic (taxa básica de juros da economia brasileira). O Tesouro Selic é seguro, pois é garantido pelo governo federal. Possui alta liquidez, o que permite que o investidor resgate o dinheiro a qualquer momento. Como a taxa Selic tende a subir em períodos de alta inflação, o investimento acompanha o aumento dos juros, ajudando a proteger o poder de compra.
2. CDB com liquidez diária
Um título de renda fixa emitido por bancos para captar dinheiro. Nesse caso, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) é atrelado ao CDI (índice de referência para empréstimos entre bancos). Alguns CDBs oferecem liquidez diária e rendem próximo ao CDI, que geralmente acompanha a taxa Selic. Esses CDBs possuem rendimento previsível e oferecem segurança. Além disso, contam com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que cobre valores de até R$250 mil por instituição e por CPF.
3. Fundos DI
Fundos de investimento compostos majoritariamente por títulos públicos ou privados que acompanham o CDI, similar ao Tesouro Selic. A liquidez desses fundos costuma ser D+1 (o investidor recebe o dinheiro em um dia útil após o pedido de resgate). É uma forma de ter acesso a rendimentos próximos ao CDI sem precisar investir diretamente nos títulos.
4. LCI e LCA com liquidez diária
São títulos de crédito emitidos por instituições financeiras e lastreados em financiamentos imobiliários (LCI) ou no agronegócio (LCA). Além da isenção de imposto de renda, algumas LCIs e LCAs oferecem liquidez diária e são garantidas pelo FGC, como o CDB. A isenção de imposto de renda pode oferecer um rendimento líquido interessante, tornando esses títulos uma boa opção para reserva de emergência.
5. Conta digital remunerada
Algumas instituições financeiras oferecem contas de pagamento que remuneram automaticamente o saldo disponível na conta, muitas vezes atrelando o rendimento ao CDI. Assim, o dinheiro fica disponível para uso imediato, com rendimento superior ao da poupança. É prático e simples de usar, pois você pode movimentar e resgatar a qualquer momento sem precisar de um processo de resgate formal.