Aprenda como aumentar o valor da sua empresa com algumas dicas Entenda como aumentar o valor da sua empresa - Shutterstock

Sempre que alguém quer aumentar o valor da sua empresa na visão do mercado e dos investidores, costuma pensar em produtos novos e inovações no geral. E, apesar de isso ser mesmo importante, não é a única forma de conseguir esse resultado, segundo Vinicius Dutra, estrategista de negócios.

Ele, que é sócio fundador do Método Dutra e do Mindset IPO, explica que o mais essencial é um básico bem feito. Ou seja, ter uma boa contabilidade e produtos que resolvam as dores dos clientes. Afinal, de que vale ter grandes produtos e novidades, se tudo isso não for de qualidade, não é mesmo?

A seguir, o especialista dá dicas de como aumentar o valor de sua empresa e ainda lista alguns erros que podem fazer com que ele diminua:

Dicas para aumentar o valor da sua empresa

Segundo Vinicius, o que faz uma empresa ter valor é a possibilidade dela se fundir com outra empresa ou que qualquer diretor consiga conduzir. “Muitas vezes as empresas são feitas por um único fundador, se ele sair da empresa ela deixa de existir. Então, quando isso acontece o valor não está na empresa, mas sim na pessoa. Isso faz com que ela perca dinheiro”, explica.

Para isso, é preciso ter a contabilidade em ordem. Assim, quem for colocar dinheiro nela saberá que terá segurança. Ninguém vai querer investir em uma empresa cheia de rombos. “Porém não adianta estar tudo organizado, tudo bonito, com governança e regras claras, se não tem um plano de crescimento”, acrescenta o profissional.

Assim, maior erro dos empresários é não ter um plano de futuro, não ter um plano daqui a cinco anos e o planejamento estratégico de onde o negócio vai chegar. Dessa forma, vai ser mais fácil você saber como vai usar o dinheiro que um investidor te dê, para poder explicar seus planos a ele.

Erros para evitar

De acordo com Vinicius, muitos empresários têm a ganância do ganho imediato, então eles acabam fazendo “puxadinhos” na empresa. “Um exemplo é você criar uma nova área da empresa ou e-commerce e tenta fazer um “puxadinho” pra o mesmo funcionário fazer várias funções”, diz. Isso é ruim porque aquela pessoa não necessariamente vai fazer tudo de uma forma boa.

“Além disso, muitos empresários pensam em criar soluções mirabolantes tributárias para economizar fazendo com que tenha um ganho imediato, mas faz com que a empresa não pare em pé, porque se a empresa precisa fazer isso pra ganhar dinheiro, quando ela tiver que trabalhar 100% correto ela não vai ganhar. Então, isso também afasta os investidores pela sua conduta”, acrescenta.

Por fim, é importante também inovar, porém trabalhando bem e sempre tendo boas atitudes com os colaboradores, clientes e fornecedores, pois é um grande erro deixar isso de lado.


Mayra Cardozo

Mayra Cardozo é formada em Jornalismo e pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento pelo Centro Universitário Belas Artes de...