O ano está quase acabando, mas ainda dá tempo de começar a organizar as finanças para 2025. Isso não apenas ajuda a evitar dívidas, como também auxilia na realização de metas e garante uma vida financeira mais estável.
Para ajudar a ter um controle maior sobre as contas no próximo ano, o especialista em finanças e mentor financeiro Resende Neto trouxe cinco dicas para organizar as finanças pessoais nesta reta final do ano. Confira abaixo:
1. Analise suas finanças
Não se pode traçar uma meta sem antes entender de forma objetiva a sua realidade financeira. Por isso, calcule suas despesas fixas e variáveis para identificar onde há gastos desnecessários e cortá-los das suas despesas.
2. Faça metas realistas
Ao definir metas para o ano seguinte, estabeleça metas menores, como micro-objetivos. Além disso, elas devem ser específicas e mensuráveis, divididas entre curto, médio e longo prazos.
No curto prazo, o foco deve ser a criação de uma reserva financeira. Essa reserva deve ser equivalente a pelo menos seis meses de suas despesas fixas e deve ser aplicada em investimentos de alta liquidez, como títulos do Tesouro Direto, por exemplo.
Já no médio e longo prazo, você pode pensar em ideias mais ambiciosas, como trocar de carro, fazer uma viagem ou mesmo conseguir independência financeira.
3. Coloque as contas em ordem
Para organizar suas finanças uma dica é eliminar aquilo que é supérfluo das despesas. Se estiver no vermelho, procure renegociar as dívidas e faça uso de recursos extras, como o 13º salário, para reforçar a sua reserva financeira ou quitar pendências.
4. Registre seu progresso
O acompanhamento do progresso financeiro é essencial para garantir que as metas sejam alcançadas. Utilize planilhas e aplicativos de controle financeiro para monitorar suas despesas e, assim, conseguir organizar suas finanças de forma mais fácil.
5. Ajuste as metas para 2025
Tudo bem se você não conseguir atingir algumas de suas metas financeiras para ainda este ano. O importante é procurar ajustá-las às expectativas e reorganizá-las para o próximo ciclo.
Fonte: Alto Astral