Você sabia que gastos excessivos e problemas com dinheiro podem ser os causadores de problemas ligados à saúde mental? Afinal, dívidas e dificuldades financeiras causam estresse e ansiedade, sentimentos que podem trazer problemas mais graves com o tempo.
Assim, é muito importante saber como evitar gastos excessivos. Ainda mais agora, com a Black Friday e todas as promoções que essa data traz. Afinal, um levantamento realizado em conjunto pelo Mercado Livre e Mercado Pago, envolvendo mais de 27 mil entrevistados, revelou que 85% dos brasileiros vão aproveitar a Black Friday deste ano, que acontece no dia 29 de novembro.
A seguir, confira 6 formas de evitar os gastos excessivos e ainda conseguir aproveitar o melhor da Black Friday, como aquelas promoções que realmente valem a pena:
Desenvolva técnicas de regulação emocional
Muitas vezes, as pessoas acabam fazendo compras impulsivas para lidar com questões emocionais. Contudo, essa não é a melhor estratégia. Busque alternativas, como caminhar, meditar ou conversar com amigos.
Adote a regra das 48 horas
Segundo Maico Costa, psicólogo e psicanalista, essa é uma boa estratégia para não perder o controle dos gastos.
“Estabeleça um ‘período de espera’ de 24 a 48 horas antes de realizar compras não essenciais. Esse intervalo permite avaliar se o item realmente é necessário e está alinhado aos seus objetivos”, ensina.
Mantenha um diário de gastos
De acordo com a psiquiatra Danielle Admoni, registrar suas compras é importante. “Essa autorreflexão ajuda a identificar padrões e gatilhos emocionais que levam ao consumo”, orienta.
Crie um orçamento baseado em valores
Em vez de enxergar o orçamento como algo restritivo, use-o para alinhar seus gastos com suas prioridades, como viagens, educação ou segurança financeira. “Isso reduz a tentação de compras que não se ajustam às suas metas”, diz Deborah Klajnman, psicóloga, psicanalista e pesquisadora da USP.
Evite o uso de cartões de crédito
Se o crédito é um gatilho para gastos excessivos, experimente usar apenas cartões de débito ou dinheiro por um tempo. Isso pode ajudar a controlar melhor suas despesas.
Defina metas financeiras claras
Objetivos concretos, como economizar para a compra de uma casa, criar um fundo de emergência ou planejar a aposentadoria, ajudam a colocar suas decisões financeiras em perspectiva.