O ano está quase acabando, o que significa que é hora de organizar as finanças pessoais para 2025. Embora os gastos de fim e de início de ano possam pesar no orçamento, é possível se preparar para começar o novo ciclo no azul. Confira, abaixo, seis dicas para organizar e planejar as suas finanças para 2025.
1. Liste todas as suas despesas
Comece listando as despesas previsíveis dos primeiros meses de 2025, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. Isso ajuda a entender exatamente quanto você vai precisar desembolsar para pagar essas despesas, evitando ser pego de surpresa.
2. Priorize as contas de início de ano
As contas de começo de ano devem ter prioridade sobre os outros gastos. Se você reservar um percentual do seu orçamento nos meses finais de 2024, já inicia 2025 com maior tranquilidade financeira.
3. Corte gastos desnecessários
Muitas vezes, gastamos com coisas que a princípio parecem necessárias, mas essas despesas podem ter impacto negativo nas finanças. Assim, avalie os seus hábitos de consumo e identifique onde é possível cortar gastos para economizar.
4. Use o 13° salário ao seu favor
O 13º salário é um alívio financeiro que muitos recebem em dezembro. Reserve uma parte dele para cobrir essas despesas pesadas de janeiro. Fazer isso evita o acúmulo de dívidas no começo do ano e pode te dar um fôlego financeiro que vai durar por meses.
5. Cuidado com o parcelamento
As opções de parcelamento das contas de início de ano podem ajudar a organizar as finanças pessoais. Mas o acúmulo desses valores pode trazer prejuízos para o seu bolso. Por isso, se puder, prefira quitar à vista com desconto para evitar esses problemas.
6. Invista seu dinheiro
Investir é essencial para garantir estabilidade e saúde financeira no longo prazo. A dica para quem nunca investiu é começar por investimentos de baixo risco como Tesouro Direto, CDBs, fundos de renda fixa, LCIs, LCAs, por exemplo.