4 motivos para não emprestar o cartão de crédito! 4 motivos para não emprestar o cartão de crédito! - Foto: Reprodução/Freepik

Emprestar o cartão de crédito às vezes é um ato de bondade para um familiar ou amigo que está passando por necessidades. No entanto, essa prática não é recomendada! E existem alguns motivos que incentivam a manter o cartão somente para uso pessoal. Veja 4 razões para ficar atento e optar por não emprestar:

1. Risco de ficar negativado

Claro, o principal risco de emprestar o cartão de crédito para alguém é a pessoa não honrar com as parcelas e deixar a dívida para você. Caso não tenha o valor, correrá o risco de ter o nome negativado, ficar com restrições nos órgãos de proteção e até mesmo perder seus privilégios financeiros. Mesmo atrasos no pagamento da fatura geram consequências como queda no score e contatos desconfortáveis das empresas de cobrança.

2. Descontrole financeiro

Uma boa administração financeira só é possível quando você tem total controle sobre os gastos, sejam eles no débito ou no crédito. Ao emprestar o cartão para alguém, não é possível saber quanto ela gastará, mesmo recebendo uma previsão. Isso pode influenciar a sua própria organização, impactar em parcelas futuras e, no pior dos casos, mexer no seu orçamento para cobrir alguma despesa não-paga.

3. Reduz o seu limite de crédito

Outro motivo óbvio para não emprestar o cartão de crédito é o impacto no seu próprio limite. Afinal, se alguém utiliza o serviço para compras, mesmo à vista ou a prazo, irá comprometer a sua margem. Muitas vezes, o aumento do limite acontece após meses de uso e de um bom relacionamento com o banco. No entanto, após você conquistar isso, outra pessoa irá reduzir o seu limite com gastos, podendo interferir nos planos futuros.

4. Pode te complicar com a Receita Federal

Por fim, outra razão para não emprestar o cartão de crédito é que isso pode te comprometer com a Receita Federal. Isso porque o governo monitora as entradas e saídas vinculadas ao seu CPF. Se você gastar mais do que ganha, pode gerar um alerta para possíveis fraudes. Caso alguém use seu cartão e a fiscalização questione sobre aquela compra, pode gerar complicações no pagamento de impostos!

Por via das dúvidas, evite emprestar o cartão de crédito. Se a pessoa precisar de ajuda financeira, ofereça outras soluções, dentro do seu alcance, para guiá-la da melhor forma possível, sem se prejudicar!