Seja por conta dos preços das contas ou pelo encarecimento de diversos alimentos, muitos brasileiros estão tentando dar aquela diminuída nos gastos para não acabar no vermelho, não é mesmo? E uma boa medida para não passar por sufoco caso apareça algum imprevisto é criar uma reserva de emergência.
Ou seja, pode ser uma ideia interessante separar, a cada mês, um pouco de dinheiro para colocar nessa reserva. Aos poucos, a ideia é ter separada uma quantia que seja suficiente para se manter por 6 meses.
Mas como conseguir ter esse dinheirinho sobrando todo mês para montar a reserva de emergência? A seguir, confira dicas de Tiago Cespe, educador financeiro e fundador da Cespe Educação Financeira:
Anote e analise todos os gastos
Para conseguir ver com clareza como você pode economizar um pouco no dia a dia, a melhor estratégia é anotar todos os seus gastos em uma planilha. Faça isso por um ou alguns meses e, então, analise o que ali é mesmo necessário ou não.
Às vezes, dá para sair para comer menos vezes na semana, por exemplo, ou trocar algum tipo de atividade ou produto mais caro por um mais barato.
Tenha cuidado com o débito automático
Muitas vezes, as pessoas colocam certos gastos no débito automático, especialmente pagamentos de serviços que serão debitados todo mês. Contudo, isso pode fazer com que você se esqueça de cancelar o contrato quando parar de usar o serviço e nem perceba o dinheiro sendo debitado de sua conta.
Ou seja, cuidado com como usa o débito automático.
Atenção com as compras online
Primeiramente, cuidado para não exagerar nas compras online e acabar gastando com itens desnecessários. Ademais, lembre-se de pesquisar bem em diferentes sites antes de comprar, uma vez que os preços podem variar bastante.
Tenha moderação na hora de pedir delivery
Os aplicativos de comida delivery são uma mão na roda naquele dia em que dá desejo de comer algo gostoso, mas não de sair de casa, ou mesmo quando chega a hora do almoço e você não teve tempo de cozinhar, não é mesmo? E tudo certo com isso! Todavia, é fácil acabar exagerando nos pedidos e, no final do mês, ter gastado um monte com isso.
Sempre que possível, cozinhe. Você pode até chamar amigos e familiares para fazer essa atividade com você.
Presta atenção na água e na luz
Certos hábitos, como deixar a TV ligada sem estar assistindo ou mesmo tomar banhos longos, podem aumentar muito as contas de luz e água. Se policie para ter atitudes melhores nesse sentido.