
Ter uma boa qualidade de vida e saber administrar as finanças vai muito além de pagar as contas em dia, pois existe um checklist da saúde financeira. Com ela, é possível entender se você realmente está no controle do seu dinheiro, e se o seu planejamento é funcional a longo prazo. Para quem busca construir uma boa organização, vale conferir uma lista que indica o caminho certo:
1. Você gasta menos do que ganha
O principal ponto do checklist da saúde financeira é se você está gastando menos do que ganha. Ou seja, se suas despesas mensais estão abaixo da sua renda, você evita o endividamento e consegue poupar. Mesmo sem estar no vermelho, é fundamental manter um padrão de vida sustentável. Quem fecha o mês no zero ou no negativo precisa reavaliar hábitos e cortar excessos.
2. Você tem uma reserva de emergência
A reserva de emergência é um dos principais pilares da segurança financeira. Na teoria, ela deve cobrir de 3 a 6 meses dos seus custos fixos, mas isso varia conforme a sua realidade. De toda forma, ter esse valor guardado ajuda a enfrentar imprevistos sem precisar buscar empréstimos ou cartões de crédito. Além disso, te deixará mais tranquilo e ajudará a construir uma vida financeira mais estável.
3. Suas dívidas estão controladas ou quitadas
Outro fator positivo da saúde financeira é ter as dívidas sob controle. Ter pendências não é um problema, desde que elas estejam organizadas, dentro do seu orçamento e com juros baixos. Mas se elas comprometem mais de 30% da sua renda ou são impagáveis, é hora de buscar renegociação e reorganização financeira. Por isso, é um item a se buscar na sua jornada de controle financeiro.
4. Você investe regularmente
No checklist da saúde financeira, investir regularmente é um dos pontos mais importantes. Isso porque ajuda o seu patrimônio a crescer, gera uma reserva para emergências e permite atingir determinados objetivos, seja uma compra, viagem ou uma aposentadoria. Ter investimentos compatíveis com seu perfil mostra que você está pensando no futuro e buscando independência financeira.
5. Você sabe para onde seu dinheiro vai
Por fim, a pessoa financeiramente saudável tem clareza sobre seus gastos. Isso não significa monitorar cada centavo, mas sim acompanhar regularmente seus hábitos de consumo, planejar o uso do dinheiro e evitar gastos por impulso. Alguém que tem controle sobre o dinheiro está mais perto de ter uma saúde financeira positiva, além de realizar objetivos e construir um futuro estável.