
Ter um plano B financeiro é fundamental para lidar com imprevistos, mas nem todo mundo sabe como montar essa segunda estratégia. Eventos inesperados, como perder o emprego ou emergências médicas não apenas usam a reserva original, como também podem gerar mais dívidas. Por isso, é importante estar prevenido para qualquer situação, e existem algumas dicas práticas para isso:
Antecipe a situação
O primeiro passo para ter um plano B financeiro é entender a situação e antecipar possíveis desdobramentos. Por exemplo, se você perder o emprego, sua primeira reserva financeira deve ser capaz de cobrir as despesas. No entanto, e se algum imprevisto acontecer no meio do caminho? Como uma doença ou dívida que coloca seu orçamento em cheque. Tenha em mente o que pode ou não acontecer, e quais serão as vias para sair desse caso com o mínimo de débitos em aberto.
Crie uma reserva de emergência
Pode parecer difícil, mas a base de qualquer plano B financeiro é ter uma reserva de emergência. Não aquela reserva de investimentos, ou a que pode te ajudar a cobrir as despesas no futuro, mas uma segunda conta, de fácil acesso, para cobrir exatamente uma emergência ou situação inesperada, que precisa de dinheiro imediato.
Diversifique suas fontes de renda
Não dependa apenas de um salário ou de um único cliente. Pense em formas alternativas de gerar dinheiro, como trabalhos freelancer, venda de produtos, criação de conteúdo, ou monetização de um hobby. Ter outras entradas ajuda a manter a estabilidade mesmo se uma fonte der errado, e cria um plano B financeiro mais sólido.
Mantenha suas contas sob controle
A capacidade de conseguir se organizar e pensar em várias soluções também vem da organização. Essa é a chave para reagir bem a imprevistos, sem condenar seu orçamento ou gerar muitas dívidas. Por isso, use planilhas, aplicativos ou cadernos para acompanhar suas despesas e ajustar seus gastos com frequência. Assim, você ganha mais margem de manobra caso precise cortar custos ou encontrar outro caminho.