Até algum tempo atrás, quando a pessoa ia abrir uma conta em um banco, só precisava decidir em qual deles, porém o tipo da conta era basicamente sempre o físico e tradicional. Contudo, atualmente, existem também os bancos com contas digitais, que podem ser acessadas por meio do seu smartphone ou computador.
Isso está se tornando cada vez mais uma opção popular, ainda mais entre pessoas mais jovens. Porém, será que as contas digitais são mesmo as melhores ou as físicas ainda valem mais a pena?
Basicamente, isso vai depender das suas necessidades específicas. Afinal, ambas as modalidades têm vantagens e desvantagens, então é preciso ver qual se alinha melhor com o que você precisa no momento.
A seguir, veja as vantagens e desvantagens e entenda se você deve fazer uma conta digital ou uma conta tradicional:
Conta digital
A novidade das contas digitais promete diversas vantagens. No entanto, a principal delas é a conveniência de poder acessá-la a qualquer momento e nos mais diversos locais, sem ter que pegar filas, por exemplo. Assim, você consegue inclusive fazer investimentos, pagamentos e outras coisas fora do horário bancário tradicional. Abrir a conta também é um processo mais fácil.
Outra grande vantagem é que as contas digitais costumam custar menos, já que as taxas de manutenção podem até não existir e as transações também podem ser gratuitas ou ter custos baixos.
Por outro lado, há também as desvantagens. Justamente por serem digitais, por exemplo, essas contas podem ter problemas quando a conexão com a internet está instável ou há alguma falha no serviço. Ademais, nem todas elas têm saque gratuito, o que é ruim para quem gosta de usar dinheiro físico às vezes.
Vale lembrar ainda que quem prefere resolver eventuais problemas cara a cara com um funcionário pode não conseguir isso facilmente. Há também os riscos ligados à segurança cibernética, mesmo que os bancos digitais costumem ter medidas para evitar problemas nesse sentido.
Conta física tradicional
Na conta física, há vantagens como fazer saques em dinheiro mais facilmente e ter um leque mais amplo de serviços. Além disso, a segurança pode ser melhor, a depender do banco.
No entanto, há a desvantagem do horário limitado no dia para fazer certas transações ou ações. Há ainda as taxas e tarifas, que geralmente são mais altas do que as das contas digitais. Por fim, é mais complicadinho de abrir uma conta tradicional do que uma digital. Isso porque é preciso levar vários documentos e comprovantes.