Entenda o que são as contas fixas e variáveis no seu planejamento Entenda o que são as contas fixas e variáveis no seu planejamento - Foto: Reprodução/Freepik

Ao fazer um planejamento financeiro, muitos indicam separar as contas fixas e variáveis. Mas o que isso significa na prática? Afinal, todos os gastos parecem ser os mesmos. No entanto, existem diferentes categorias de despesas, e saber identificar cada uma delas deixará a sua organização muito mais simples e eficiente!

O que são contas fixas?

As contas fixas são aquelas despesas que acontecem todo mês, sem nenhuma alteração de valor, ou com muito pouca oscilação. É a conta que você sabe que precisará pagar todos os meses. Por exemplo, o aluguel ou financiamento da casa, a conta de energia, de internet e de água.

Mesmo que varie conforme o use, é uma despesa que deve ser paga com recorrência. O mesmo vale para itens como a van escolar e a mensalidade dos filhos, o plano do celular ou uma parcela fixa de uma compra, como carro.

E o que são contas variáveis?

Enquanto isso, conforme o nome indica, as contas variáveis são aquelas que podem, ou não, ocorrer todo mês, e os valores mudam de maneira substancial. Ou seja, não é possível definir previamente um total. É o caso dos gastos com alimentação, por exemplo.

Mesmo que aconteça todo mês, pode ser mais ou menos, dependendo de alguns fatores. Valores relacionados a transporte, como gasolina e viagens, também são contas variáveis. E até formas de lazer e entretenimento entram nessa categoria.

Qual a importância de dividir as contas fixas e variáveis?

Saber reconhecer as contas fixas e variáveis é fundamental para ter um planejamento financeiro mais concreto e conseguir atingir suas metas futuras. Isso porque você saberá quais despesas são essenciais e terá um parâmetro do valor gasto todos os meses.

Por exemplo, saberá que o aluguel e os gastos de casa são fixos, e podem ser previstos a cada ciclo. Enquanto isso, se estiver querendo economizar, saberá que é mais fácil diminuir os custos variáveis, como alimentação ou lazer. É por isso que a divisão é tão importante, para ter uma visão clara de cada conta, e entender como administrá-las de forma estratégica!