O que fazer ao receber um Pix por engano? Veja as opções! O que fazer ao receber um Pix por engano? Veja as opções!

Com o aumento da popularidade das transferências instantâneas, pode ser normal receber um Pix por engano. Casos de enviar dinheiro para a conta errada são mais comuns do que parece, e, por isso, é importante saber como agir corretamente para evitar problemas legais e ajudar a resolver a situação com a outra pessoa.

Tem problema ficar com o dinheiro?

Ao receber um Pix por engano, que não era para você, a atitude correta é devolver o dinheiro. Isso porque, segundo o Código Civil, usar um valor que você sabe que não lhe pertence pode ser considerado enriquecimento ilícito ou até mesmo apropriação indébita, o que pode gerar consequências jurídicas. Além disso, é moralmente certo devolver algo que não lhe pertence. Afinal, a outra pessoa pode contar com esse valor.

O que fazer ao receber um Pix por engano?

O primeiro passo ao receber um Pix por engano é conferir se você reconhece a pessoa ou empresa que enviou o valor. Geralmente o nome do remetente aparece na notificação ou no extrato. Nesse caso, você pode tentar um contato direto e combinar a devolução.

Agora, se você não conhece o remetente, entre em contato com o seu banco ou instituição financeira. A maioria dos aplicativos até possui uma ação de “Restituir valor”. Com isso, o Pix é estornado automaticamente para a conta de origem, sem precisar envolver terceiros ou sequer acionar o suporte. Mas se precisar de ajuda, os bancos geralmente têm canais específicos para tratar dessas situações e podem devolver o valor com a sua autorização.

Além disso, é possível que o verdadeiro dono do dinheiro entre em contato pedindo a devolução, por meio de chaves Pix como e-mail ou telefone. Se isso acontecer, confirme com seu banco antes de fazer qualquer transferência, para garantir que a solicitação seja legítima.

Cuidado com o golpe!

Além disso, vale reforçar que o ideal em situações suspeitas é acionar o banco e solicitar a restituição direta. Isso porque alguns criminosos enviam o total e depois entrar em contato pedindo o estorno. Quando o titular da conta envia o valor, eles solicitam o retorno ao banco, e o saldo é debitado duas vezes. Por isso, se possível, opte por devolver automaticamente, ou, se precisar, fale com o suporte do banco.