
Quando o salário entra, mas as contas do mês não fecham, a situação pode se tornam tensa e até desesperadora. Infelizmente, essa é a realidade de muitos brasileiros que se equilibram para manter tudo em dia com uma renda que não é suficiente. Se você está nessa situação e viu que o orçamento não vai cobrir tudo, é hora de pensar em reverter o cenário e ver algumas dicas para manter tudo sob controle, ou tanto quanto possível!
1. Entenda exatamente para onde o dinheiro está indo
Primeiro passo: não se desespere. Se as contas do mês não fecham, entenda para onde está indo o dinheiro. Às vezes, apenas somar os gastos não permite que você tenha uma visão clara de cada despesa. Em um papel, planilha ou aplicativo, separe as contas variáveis e fixas, nomeie cada compra da fatura do cartão e veja o que está previsto. Isso te ajuda a ter uma visão mais ampla da situação, mas também permite saber o que cortar ou até o que atrasar até o próximo pagamento.
2. Corte ou adie o que for possível
Não é o ideal, mas em uma situação temporária, é importante saber o que é possível cortar ou adiar momentaneamente. Seja realista e escale suas prioridades. Por exemplo, o aluguel e as contas básicas são fundamentais e precisam ser pagas. No entanto, uma assinatura por streaming pode ser cancelada até o próximo mês. Um consórcio ou carnê pode ser negociado com a empresa para um prazo um pouco maior. E até mesmo pequenas trocas, como economizar no mercado, ajudam a lidar com esse período. Lembre-se que é temporário, e não definitivo.
3. Considere uma renda extra
Se as contas do mês não fecham e os cortes não foram suficientes, vale buscar uma forma de complementar rapidamente a sua renda. Por exemplo, existem freelancers pontuais, como garçom, entregador ou auxiliar. Ainda, vale fazer bicos com venda de comida ou doces, vender itens que não servem mais e até monetizar uma habilidade sua, como dar aulas ou fazer trabalhos de edição de vídeo. Projetos pontuais permitem complementar a renda e até desafogar um pouco o aperto.
Dica bônus: evite entrar no crédito rotativo
Quando falta dinheiro e as contas do mês não fecham, é tentador usar o cartão ou pegar empréstimos rápidos. Mas isso pode piorar a situação se não tiver um bom planejamento. Por isso, antes de buscar crédito, veja se é realmente necessário e se você terá condições de pagar no futuro. Claro, os empréstimos são bons aliados, e a fatura do cartão de crédito pode pesar, mas lembre-se que os juros são altos e podem criar uma bola de neve de longo prazo para uma situação temporária.