
Quando o salário aumenta, muitos brasileiros comemoram. Afinal, é um sinal de reconhecimento e a possibilidade de melhorar de vida. No entanto, é comum que o pagamento suba e os custos de vida também.
Sejam pela inflação e tarifas, ou por um aumento repentino nos gastos, o trabalhador que não souber se organizar com o dinheiro extra será engolido pelas dívidas. Por isso, vale a pena conferir algumas dicas para aproveitar melhor esse novo cenário:
1. Entenda sua situação financeira
Antes de mais nada, é fundamental entender a sua situação financeira. Isso significa entender quanto do seu orçamento está comprometido e o que mudou nos seus gastos. Se o custo de vida subiu, identifique onde isso está pesando mais, como alimentação, transporte, aluguel ou outros. Mesmo quando o salário aumenta, é importante entender seu momento, para saber quais os próximos passos.
2. Evite subir o padrão de vida imediatamente
Quando o salário aumenta, é comum querer gastar mais. Por exemplo, mudar de carro, fazer viagens, comprar itens novos. Mas se o custo de vida também aumentou, o ideal é manter os mesmos hábitos por um tempo. Isso ajuda a criar uma reserva de segurança e evita comprometer o novo salário com gastos maiores e desnecessários.
3. Reforce sua reserva de emergência
E por falar em aumento de salário, é o momento perfeito para reforçar sua reserva de emergência. Situações como inflação e preços em alta tornam os imprevistos mais caros. Assim, aproveite parte do aumento para fortalecer (ou começar) sua reserva de emergência.
O ideal é ter o equivalente a 6 meses de despesas fixas guardado em uma aplicação de alta liquidez, como o Tesouro Selic ou um CDB com liquidez diária.
4. Equilibre seus gastos
Quando o salário aumenta, é possível também se permitir novas coisas. Não significa que você não deva fazer nada ou melhorar a qualidade de vida, mas é importante buscar o equilíbrio. Com um planejamento, veja o que é possível fazer no momento, como quitar contas e adquirir novos bens, ou comprar coisas de maior qualidade.
Mas faça isso com atenção e cuidado, sempre lembrando de investir. Dessa forma, você melhora de vida, mas não se compromete totalmente e consegue lidar com a alta nos custos.