
Cuidar bem do próprio dinheiro é essencial para ter tranquilidade financeira, e fazer um orçamento pessoal é uma das melhores formas de começar esse processo. Basicamente, essa ferramenta te permite entender seu momento de vida, quanto você ganha e gasta, e quais os primeiros passos para tomar decisões mais conscientes.
O que é um orçamento pessoal?
O orçamento pessoal é uma ferramenta de controle financeiro que permite visualizar suas entradas e saídas. Ou seja, quanto você ganha, quais suas rendas, e também quanto gasta, desde contas fixas, como aluguel e transporte, até custos variáveis, como contas, lazer e alimentação. Esse tipo de administração é bastante flexível, e pode ser feito em um caderno, planilha ou aplicativo de finanças, por exemplo. A ideia é atualizar regularmente e usar como base para suas decisões.
Por que fazer um orçamento pessoal?
Pode não parecer, mas fazer um orçamento pessoal é o ponto inicial para recuperar o controle da sua vida pessoal. Muitas pessoas não sabem exatamente quanto gastam por mês, e, com isso, não tomam boas decisões de gasto. Assim, ao anotar tudo, você entende para onde o dinheiro está indo e identifica gastos que podem ser ajustados ou cortados.
Com esse conhecimento, será possível sair das dívidas, pagar suas inadimplências e recuperar seu nome sujo. E, futuramente, evitar pendências e conseguir até mesmo juntar dinheiro. Com um orçamento pessoal, você saberá onde economizar para ter uma reserva de emergência, para conseguir viajar, trocar de celular ou até comprar um imóvel. Não precisará viver de mês em mês, pois saberá exatamente como estará a sua conta bancária.
Como começar esse planejamento?
Para fazer um orçamento pessoal, existem algumas dicas, especialmente para iniciantes. Comece anotando sua renda, desde salário, freelancers, até vendas e renda passiva, como o aluguel de algum imóvel, por exemplo. Em seguida, anote todos os seus gastos, desde contas de casa, transporte, alimentação, lazer e outras coisas que puder lembrar. Separe tudo em categorias e coloque os valores de forma visível.
O próximo passo é entender sua situação, se você gasta muito no cartão de crédito, se tem muitas assinaturas, e onde é possível começar a economizar. Enquanto isso, prepare algumas metas, desde pagar as dívidas até um objetivo de longo prazo. Isso ajudará a ter um propósito e manter o orçamento no controle. Por fim, basta alimentar essa planilha constantemente. Todos os meses, visite ela, veja como estão as informações, atualize o que precisar e comece a se planejar para os próximos meses. Assim, você não apenas terá controle do seu dinheiro, mas também avançará nas suas metas e sonhos!