
Se você está dando os primeiros passos para guardar dinheiro, pode ter ficado em dúvida entre poupança ou renda fixa. Afinal, esses dois produtos estão entre os mais populares para iniciantes no mercado financeiro.
Por muito tempo, a poupança foi a única alternativa disponível para brasileiros comuns que queriam criar uma economia reserva. No entanto, outras opções foram surgindo com o tempo, ganhando popularidade por serem igualmente simples, porém mais rentáveis. Nesse caso, antes de seguir com a sua escolha, é fundamental entender qual é melhor.
Qual a diferença entre poupança e renda fixa?
Ambas as opções, poupança ou renda fixa, são formas de guardar dinheiro e obter rendimentos periódicos, podendo ser mensal ou anual, por exemplo. A diferença está justamente nesse retorno financeiro, que acaba usando índices diferentes.
Quais as vantagens da poupança?
Falando sobre a poupança tradicional, ela traz algumas facilidades para o brasileiro. Por exemplo, muitos bancos oferecem uma conta própria gratuitamente, ajudando na reserva e no controle do dinheiro.
Além disso, podem trazer descontos e tarifas competitivas para convencer o cliente a usar esse recurso. Ainda, é uma reserva que está no banco, e muitos acreditam que é mais simples de acessar, se necessário.
E quais as vantagens da renda fixa?
Enquanto isso, a renda fixa é um tipo de investimento, ou seja, não fica guardado no banco, e sim em corretoras ou plataformas autorizadas. No entanto, por ter a taxa pré-fixada, como o nome diz, é possível prever os rendimentos e ter mais segurança.
Para investidores iniciantes, os títulos de renda fixa são os mais recomendados, pela estabilidade, previsibilidade e alta liquidez. Além disso, entre poupança ou renda fixa, existem mais opções de renda fixa para investir.
Qual é melhor: poupança ou renda fixa?
Em termos de rendimento, entre poupança ou renda fixa, a renda fixa leva a melhor. Isso porque ela gera mais juros, por ter taxas que pagam mais. Atualmente, a poupança rende cerca de 70% do CDI, uma taxa que se baseia na inflação. Enquanto isso, os títulos pré-fixados costumam oferecer retorno acima da inflação, o que, por si só, já é mais que a poupança tradicional.
Até mesmo contas digitais, como Nubank e Pagbank, possuem depósitos que rendem 100% ou mais do CDI, superando facilmente a poupança. Apesar de ser um produto familiar para os brasileiros, os investimentos se mostram mais vantajosos a longo prazo.
E com títulos públicos, por exemplo, é possível ter a mesma garantia e segurança no depósito. Por isso, se você quer começar uma reserva financeira, vale a pena considerar ter renda fixa, para render mais e acompanhar melhor as taxas!