Saiba qual é a data de entrega do Imposto de Renda 2025 e veja dicas para não errar com o Fisco! Saiba qual é a data de entrega do Imposto de Renda 2025 e veja dicas para não errar com o Fisco! - Foto: Reprodução/Freepik

Todos os anos, a data de entrega do Imposto de Renda assombra os brasileiros, e não seria diferente em 2025. Deixar de enviar essa declaração e os devidos impostos pode trazer problemas graves, desde multas até cancelamentos de direitos! Por isso, é importante estar atento para o prazo e tirar todas as dúvidas sobre esse assunto.

Qual é a data de entrega do Imposto de Renda 2025?

A data de entrega do Imposto de Renda 2025 é entre 17 de março e 31 de maio. Esse período se tornou padrão desde 2024. Antes, era comum que o prazo fosse até o final de abril, mas o governo estendeu os envios até o mês seguinte.

Por isso, pessoas físicas e empresas podem anexar a declaração e os devidos comprovantes até a última data de aceitação. Após isso, é possível enviar o documento e ajustes, mas terá que pagar multas.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

Só declara o imposto de renda as pessoas físicas que moram no Brasil e que, no ano-calendário de 2024, tenham recebido mais de R$ 30.639,90. Essa é a regra oficial, mas existem outros critérios. Por exemplo, que teve rendimentos isentos ou não tributáveis superior a R$ 200 mil também declara. O mesmo vale para quem ganhou capital com a venda de bens ou direitos e quem operou na Bolsa de Valores em 2024.

Existem outros critérios específicos que vale a pena conferir, especialmente quem trabalha como pessoa jurídica ou tem dependentes, incluindo cônjuge, filhos, pais, avós, irmãos ou outros familiares.

Como não ter problemas com a Receita Federal?

Além de prestar atenção na data de entrega do imposto de renda 2025, existem outras dicas para garantir uma declaração completa e evitar cair na malha fina. Erros de cálculo ou falta de recibos pode levar a multas caras e complicações com a Receita Federal. Nesse caso, esteja atento aos seguintes pontos:

  • Preste atenção nos números: cada centavo importa, por isso, preencha corretamente os campos e some todos os valores com atenção;
  • Liste os dependentes corretamente: combine com a família quais os dependentes de cada declaração. Se incluir alguém nas suas contas, lembre-se que essa pessoa não pode enviar um imposto de renda individual, ou trará problemas!
  • Tenha todos os recibos: despesas médicas, gastos com educação e outras despesas dedutíveis podem gerar um retorno. Para garantir, separe os comprovantes e anexe no sistema.
  • Não deixe para a última hora: para ter tranquilidade na hora de declarar seu imposto de renda, não deixe para o último dia! Baixe o programa quando for liberado e preencha o formulário com calma. Assim, você terá tempo de corrigir algo se precisar.