
Ao fazer uma compra dividida em várias vezes, é comum pensar se vale a pena antecipar as parcelas do cartão. Essa prática, que se popularizou com os bancos digitais e o controle na palma da mão, libera limite, ajuda na fatura e diminui o peso do orçamento nos próximos meses. Por outro lado, a possibilidade pode não ser vantajosa em todas as situações. Vale a pena entender quais os melhores cenários e se realmente é interessante.
Pontos positivos de antecipar parcelas do cartão
Para começar, antecipar as parcelas do cartão significa reduzir os juros das parcelas. Isso porque o banco oferece descontos proporcionais, além de deixar de cobrar as tarifas correspondentes a cada mês.
Além disso, a vantagem mais atrativa é liberar limite antes do prazo, ideal para quem quer fazer uma compra mais significativa ou deseja ter um valor de emergência. Ainda, ao antecipar as parcelas, você reduz as chances de endividamento, eliminando as parcelas que existem.
Pontos negativos de antecipar parcelas
Por outro lado, antes de avaliar se vale a pena antecipar as parcelas do cartão, é importante saber que isso pode impactar seu orçamento do mês. Afinal, adiantar a parcela significa pagar a mais, e muitos acabam não calculando isso antes de realizar a ação.
Além disso, os descontos de vários bancos acabam não sendo tão significativos, especialmente se a compra foi sem juros. E o dinheiro da antecipação poderia ir para uma reserva ou para um investimento, por exemplo.
Vale a pena antecipar as parcelas do cartão?
Na prática, vale a pena antecipar as parcelas do cartão se o seu perfil financeiro atual permitir. Caso precise de limite para algo específico, ou tenha sido uma compra com juros, adiantar gera descontos e mais folga no cartão.
No entanto, acaba não sendo tão interessante se você não for economizar nada ou tiver um impacto considerável nas finanças. Antes de decidir, simule no seu aplicativo e veja se o valor acaba sendo atrativo.