Veja 4 dicas para economizar com o ar-condicionado Veja 4 dicas para economizar com o ar-condicionado! - Foto: Reprodução/Freepik

Nos dias de maior calor, um ambiente refrescado é bom, mas tudo fica ainda melhor se der para economizar com o ar-condicionado! Afinal, apesar de ser útil no verão, e, honestamente, durante o ano inteiro no Brasil, esse eletrodoméstico é um dos vilões da conta de energia!

Usá-lo com frequência pode encarecer o gasto, especialmente nos dias mais quentes. Para se ter uma ideia, ele gasta mais que o chuveiro elétrico, um dos maiores consumidores de energia de casa! O consumo médio das famílias brasileiras é de 150 a 200 kWh/mês. Mas um ar-condicionado de 1000W de potência ligado por 8 horas gera 8 kWh/dia e chega a 240 kWh/mês! Isso só um aparelho.

Por isso, é preciso ter cuidado se quiser refrescar o corpo e não esquentar a cabeça. E para te ajudar a economizar com ar-condicionado, separamos 4 dicas estratégicas:

1. Evite ligar e desligar o tempo todo

O ar-condicionado gasta mais energia para resfriar o ambiente do que manter a temperatura de um cômodo já fresco. Por isso, é melhor ligar em momentos estratégicos e deixar funcionando. Outra dica é ajustar a temperatura em torno de 23°C a 25°C, considerado ideal para a saúde. Durante a noite, aposte na função timer para desligar automaticamente e manter o quarto geladinho até acordar.

2. Feche portas e janelas

Se o cômodo não estiver isolado, a temperatura irá sair pelas frestas e exigir muito mais do aparelho para continuar refrescando. Por isso, para economizar com ar-condicionado, feche as portas e janelas sempre que ligar. Isso evita que o aparelho trabalhe muito e, consequentemente, gaste mais energia.

3. Tenha boas práticas com seu ar-condicionado

Um bom uso do ar-condicionado não apenas economiza na conta de luz, como também faz ele durar mais! Evite deixar o motor em contato direto com o sol, pois ele aquece e exige mais para resfriar a temperatura interna. Além disso, não deixe objetos, como toalhas, na frente da saída de ar. Isso influencia no fluxo de vento e faz o aparelho trabalhar mais. Mantenha ele sempre limpo e com a manutenção em dia para não consumir energia a mais.

4. Invista no modelo inverter

Para economizar com o ar-condicionado, aposte no modelo inverter. Ao contrário do aparelho tradicional, ele funciona de forma contínua, e não no ciclo “liga-desliga”, o que gasta muito mais energia. E se possível, invista em um eletrodoméstico com modo de economia de energia, que ajuda ainda mais nos gastos!