
Nos últimos tempos, o e-commerce, ou seja, as vendas online, alcançou um nível cada vez maior. Muitas pessoas, atualmente, preferem comprar diversos produtos dessa forma, em vez de ir em lojas físicas. Por isso mesmo, praticamente qualquer empreendimento que não queria ficar para trás começou a pensar nas vendas online nos últimos tempos.
Porém, de nada adianta simplesmente se jogar no mundo do e-commerce sem nenhum planejamento, pois isso pode fazer o seu plano fracassar. Para dar certo no mundo do e-commerce, é preciso saber algumas dicas de como fazer as suas vendas online.
Confira algumas delas a seguir, listadas por Nícolas Fernandes, CSO da Social Digital Commerce:
Invista na experiência do cliente
Primeiramente, é muito importante pensar sempre em como vai ser a experiência do cliente com o seu site ou ponto de e-commerce, e essa é uma das dicas mais essenciais para conquistar seu público. A aplicação de inteligência artificial no SAC, por meio de chatbots e assistentes virtuais, por exemplo, não apenas diminui custos operacionais como também acelera o atendimento.
Outra melhoria possível são os sistemas de recomendação personalizados, que sugerem produtos com base no histórico do cliente e ajudam a aumentar as conversões. Há ainda as ferramentas de análise preditiva que, ao anteciparem as demandas, auxiliam na otimização dos estoques e na prevenção de rupturas, oferecendo uma jornada de compra mais ágil e satisfatória.
Aposte nas plataformas de e-commerce
Criar o seu próprio site pode parecer uma boa ideia, porém nem sempre é o caso. Afinal, criar um site é mais difícil do que parece, e é fácil acabar com um site lento e que vai atrapalhar o processo de compra dos seus clientes.
Assim, usar plataformas de e-commerce simplifica o processo de compra e minimiza as taxas de abandono de carrinho.
Atente-se ao mercado
Expandir um e-commerce requer planejamento, execução e acompanhamento contínuo. Ao criar uma estratégia bem estruturada e na implementação de boas práticas em áreas como produtos, tecnologia, plataforma e logística, é possível alcançar resultados significativos e garantir um crescimento sustentável a longo prazo.