
Formalizar um negócio é um passo importante para quem quer crescer com sucesso, segurança e atuar de forma regular no mercado. Nem todos os autônomos precisam ter uma empresa jurídica, mas isso transmite mais confiança aos clientes e parceiros, além de trazer benefícios fiscais e mais oportunidades de trabalho. Por isso, vale conferir algumas dicas para sair da informalidade e se planejar para o futuro.
1. Escolha o tipo de empresa ideal
O primeiro passo para formalizar seu negócio é entender qual tipo de empresa se encaixa melhor no seu perfil e nas atividades. Para quem está começando, o MEI (Microempreendedor Individual) costuma ser a melhor porta de entrada, pois tem baixo custo e menos burocracia. Mas se o faturamento for maior ou tiver sócios, vale considerar uma ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte).
2. Estruture seu negócio
Mesmo um negócio pequeno ou informal precisa de um planejamento antes de se tornar formal. Para você conseguir construir uma empresa, especialmente a partir de atividades prévias, vale estruturar suas atividades. Crie um plano de negócio, estude o mercado e veja o que é necessário para ter um negócio sério.
Por exemplo, se é preciso registrar sua marca, quais documentos e alvarás a empresa precisa para funcionar, e comece uma gestão financeira, para administrar taxas, entradas e investimentos. Dessa forma, você terá mais controle sobre cada etapa.
3. Conheça as obrigações fiscais e contábeis
Enquanto isso, até empresas pequenas têm obrigações fiscais todos os meses, como guias de impostos, declarações e controle de notas fiscais. Por isso, é essencial entender como seu negócio funcionará, especialmente se for um empreendedor independente ou prestador de serviços. Vale buscar instruções desde o início, para manter tudo em dia e evitar multas ou problemas com o Fisco.
4. Estude sobre o negócio
Por fim, formalizar um negócio também significa se formalizar, como empreendedor e profissional. Por isso, comece a estudar sobre a área, faça cursos, até mesmo gratuitos, participe de programas de apoio ao empreendedor e se especialize nas suas atividades. Isso permitirá crescer com a empresa, ter mais conhecimentos sobre gestão e mais confiança para se desenvolver de maneira formal!