Cada vez mais, os investidores têm buscado boas ideias e diferenciais na hora de apostar em uma startup. Assim, para conseguir que eles prestem atenção na sua empresa, é importante ter provas do potencial dela e de seu impacto no mercado, assim como ideias criativas e interessantes.
De acordo com Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, empresa de Venture Capital que apoia fundadores combinando expertise e capital, o mercado está mais exigente. Porém, as startups que demonstram um entendimento profundo do seu propósito ainda conseguem atrair investidores.
“A resiliência e a paixão pelo propósito da startup são características determinantes para o sucesso. É preciso ser obstinado e apaixonado pelo problema que a startup nasceu para resolver, pois isso gera valor perceptível para o cliente”, afirma.
A primeira dica da especialista, nesse sentido, é sempre estar mais comprometido com o problema do que com a solução. Ou seja, seu foco deve estar em resolver a dor do seu cliente – o resto será uma consequência disso. Outra vantagem é ter um plano de negócios robusto e saber detalhes sobre o modelo de operação e as estratégias que pretende usar, além de ter toda a sua documentação bem-organizada.
Como atrair o olhar dos investidores?
Segundo Marilucia, os sete passos mais importantes para atrair o olhar dos investidores em 2025 são:
- Ter paixão pelo problema que a startup nasceu para resolver
- Ter um plano de negócios robusto, que detalhe estratégias de mercado, modelo de receita e projeções financeiras claras
- Demonstrar métricas sólidas, evidenciando indicadores, como crescimento da receita, retenção de clientes e eficiência operacional
- Validar o produto no mercado, provando que a solução é relevante e já está gerando resultados reais
- Ter algum diferencial em relação à concorrência
- Manter a documentação bem-organizada para facilitar a análise dos investidores
- Ser resiliente, mesmo quando sua startup ainda não tem nenhum aporte